Minha Área

Visão protegida

19 de Maio de 2014

Publicado em Home-office, Saúde e bem-estar por Minha Área | Nenhum comentário

Há quem trabalhe diante de uma tela boa parte do dia e sequer perceba que está agredindo os olhos. Saiba o que fazer

A designer Emília Ventura costuma passar horas de seu dia diante de um computador, assim como boa parte dos profissionais no mercado de trabalho. Para tentar prevenir os sintomas de cansaço na vista ela resolveu usar óculos, mas segundo especialistas apenas isso nem sempre funciona. “Tela de proteção eu só usei uma vez, há muito tempo”, conta.

Como fazer, então, para oferecer maior proteção aos olhos quando é preciso trabalhar diariamente diante de uma tela? Um dos grandes problemas que ocorrem nesta circunstância de trabalho é que ao estar na frente de um computador, a pessoa pisca muito menos do que se estivesse lendo um livro, por exemplo, o que significa menor hidratação para os olhos, que ficam mais ressecados.

De acordo com o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital de Olhos, é preciso estar atento a dois pontos: piscar e manter a distância correta do monitor. “O ideal é que o monitor do computador esteja a uma distância de 50 centímetros do usuário. Ao usar um notebook normalmente os olhos estão a uma distância de 30 centímetros mais ou menos da tela”, explica.

É importante também realizar os ajustes necessários em termos de brilho, tamanho, definição, contraste e cor na tela, tornando o uso o mais confortável possível sem a necessidade de forçar a visão. Manter o ambiente adequadamente iluminado, nem muito nem pouco, especialmente quando se trabalha em home-office, é algo que muitos não se lembram de fazer, mas também é importante para manter a saúde ocular.

 

Dicas da American Optometric Association

– Faça pausas de 15 minutos a cada 2 horas de trabalho

– Para minimizar as chances de desenvolver secura nos olhos faça um esforço para piscar constantemente

– A cadeira deve estar ajustada confortavelmente, de forma com que os pés possam tocar o chão

– Se não houver outra forma de diminuir a incidência de luz, considere utilizar telas com filtros

– Mantenha distância adequada da tela do computador

 


Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia