Minha Área

Vida longa para os aquecedores

16 de Julho de 2014

Publicado em Manutenção por Minha Área | Nenhum comentário

Armazenar de forma adequada e seguir dicas de uso são formas de manter o equipamento funcionando sempre bem

Assim que a temporada de frio começa, as lojas passam a vender mais aquecedores para ambientes.  Só em junho, segundo o site de comparação de preços Zoom, a busca aumentou 227% em relação aos meses de abril e maio. E não é à toa, afinal quem quer passar frio? Porém, para manter o equipamento funcionando bem neste inverno e nos próximos, é importante estar atento aos cuidados necessários.

Foto / R7 / Getty Images

 

A arquiteta da rede de manutenção Praquemarido, Cristiane Sita, alerta que, inicialmente, é preciso conhecer as características de cada modelo antes de realizar a compra.

“Os modelos existentes são o elétrico, o cerâmico, à base de água, à base de óleo e aqueles que são ar-condicionado com ciclo reverso de quente e frio.”

Modelo mais adequado

O diretor de produto e comércio exterior da Mondial, Jacques Ivo Krause, lembra que, para ambientes domésticos, o modelo a óleo é um dos mais utilizados.

“Nesse modelo o aquecimento do ambiente se dá por convecção do calor, isto é, o calor gerado pelo óleo aquece os elementos metálicos, que por sua vez aquecem o ar próximo a eles. O ar quente sobe e cria um movimento de convecção natural do ar no ambiente”.

Segundo Krause, em uma potência de 1.500 W, o tempo para aquecimento do ambiente é de aproximadamente duas horas. “É um modelo silencioso e que resseca menos o ar do local.”

Já no caso do ar-condicionado com ciclo reverso de ar quente e frio, a grande vantagem é poder usar o aparelho durante o ano todo, podendo ser uma opção que também agrada o bolso.

Para durar mais

Para Cristiane, o segredo para que o equipamento, independente do modelo, dure mais, é seguir corretamente as instruções de uso e armazenagem.

“Quem já tem costuma guardar sem os devidos cuidados durante o verão. Já quem adquire um novo, na pressa em usá-lo, acaba fazendo de maneira incorreta. É aí que os problemas surgem.”

Caso algum tipo de falha de funcionamento aconteça, o recomendável é buscar a assistência de um profissional qualificado.  Vale lembrar que devido à quantidade de energia necessária para seu funcionamento, nunca se deve usar benjamim para conectar um aquecedor um similar à tomada. “A tomada usada para o aquecedor deve ser exclusiva para ele”, finaliza Cristiane.

Uso e limpeza

– Sempre que guardar o aquecedor proteja-o com um saco plástico. Isso evitará que o aparelho fique cheio de poeira e com mau cheiro quando for ligado

– Se por um lado o aparelho deixa o ambiente aquecido, por outro ele torna o ar seco, fazendo com que a saúde respiratória – principalmente a de crianças e idosos – fique vulnerável. A dica é colocar uma bacia com água em algum cantinho do ambiente no qual o aquecedor está funcionando, assim o ar se manterá úmido


Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia