Minha Área

Vergonha ou falta de tempo? Estude idiomas online

31 de Dezembro de 2012

Publicado em Saúde e bem-estar por Minha Área | Nenhum comentário

Já é possível aprender uma nova língua sem sair de casa

Muita gente gostaria de aprender uma segunda ou terceira língua, e nem é preciso dizer o quanto este tipo de conhecimento é importante nos dias de hoje. Há aqueles que não perdem tempo e já procuram uma escola, mas muitos não têm tempo para se deslocar até o local de aprendizado ou ainda têm vergonha de aprender um idioma – quem não conhece alguém que apesar de ter estudado inglês durante anos, não se sente à vontade para falar? Para estas situações, uma boa opção pode ser aprender virtualmente.

Já há muitas alternativas de aprendizado online de idiomas, o que significa que dá para estudar uma nova língua no aconchego do lar, no dia e hora em que for melhor. Geralmente, as escolas e professores aproveitam os mecanismos de comunicação instantânea e oferecem não apenas conteúdo online, mas a possibilidade de treinar a conversação com os professores e outros estudantes nativos. Para isso, bastar ter um computador e, eventualmente, um microfone.

A estudante de jornalismo Vanessa Luchaschek começou a aprender alemão desta forma. “Eu queria aprender alemão para conversar com pessoas que eu conheci na internet e que tinham o mesmo sobrenome que eu”, conta ela. “Acabei descobrindo que éramos parentes, e aí fiquei mais interessada em aprender alemão, pois o inglês deles não era muito bom”, explica.

Vanessa se cadastrou em um dos vários sites de aprendizado e começou a aprender, de forma gratuita. “É possível conversar com usuários que são nativos na língua e corrigem seus testes. Também recebi alguns testes de pessoas que estavam aprendendo o inglês e pude ajudar”, explica ela.

Personalização

Quem precisa ou deseja aprender um idioma de forma mais personalizada ou com maior rapidez, também pode aproveitar os cursos online que contam com professor particular e aulas de conversação via skype. Estes geralmente cobram uma mensalidade, assim como as escolas.

Confira algumas dicas para aprender online:

  • Pesquise os cursos disponíveis – há os gratuitos e os pagos, com algumas diferenças no que oferecem aos alunos
  • Certifique-se de ter um computador que esteja funcionando bem e que tenha microfone embutido ou possibilite o uso de um microfone para conversas online por exemplo
  • Escolha um horário do dia, e lugar da casa ou do apartamento, que possibilite que a aula aconteça de forma tranqüila, com foco no aprendizado

Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia