Minha Área

Um cantinho para dois

16 de Maio de 2013

Publicado em Comportamento por Minha Área | Nenhum comentário

Já diz o ditado que quem casa quer casa. Mas e quando um vai morar no apê do outro, que levava vida de solteiro?

A decisão de juntar a escova de dente com o parceiro ou parceira nem sempre é fácil e, além dos aspectos emocionais, requer uma série de atitudes práticas para a organização do dia a dia. Entre elas, definir o imóvel que será o doce lar desta união. Muitas vezes, é até o apartamento ou a casa que já pertencia a um dos dois. E é aí onde, literalmente, mora o problema.

Quem vive sozinho costuma não se preocupar com a divisão de espaço. E organizar para dois uma área que costumava ser de apenas um pode não ser algo fácil.

Levando-se em conta o tamanho do apê, que em geral tende a ser bastante reduzido quando o imóvel é ocupado por uma pessoa solteira, a questão é como dividir os espaços de modo que a individualidade de cada um seja respeitada e a bagunça não impere.

Otimizar é a palavra-chave

A arquiteta Silvana Lenhares trabalha com otimização de espaços há cinco anos e acredita que, cada vez mais, os cômodos têm ficado menores e os móveis maiores. Entre os exemplos que ela cita estão as camas.

“Um segredo muito interessante é fazer com que os cômodos pareçam maiores. Vale usar espelhos nos ambientes, acessórios leves e de cores claras, que oferecem a sensação de amplitude”, explica.

Outras alternativas podem ajudar a aproveitar melhor o espaço, de forma com que duas pessoas possam conviver bem em um ambiente pequeno. Silvana aconselha o uso de camas box, com baús ou gavetas laterais de alvenaria, assim como guarda-roupas e armários que tenham porta de correr.

“O ambiente também deve ser aconchegante e realizar as expectativas do casal para que consigam alcançar a felicidade de uma vida a dois mesmo em um ambiente pequeno”, diz.

Em busca do equilíbrio

A farmacêutica Letícia Oliveira resolveu mudar-se para o apartamento do namorado, o engenheiro Marcelo Ramos, há um ano. “No início foi muito complicado, pois não tínhamos percebido a importância de aproveitar bem cada espaço, mas com o tempo buscamos uma arquiteta para nos ajudar.”

O casal trocou alguns móveis antigos por outros mais funcionais e recorreu a truques de decoração, como o uso de espelhos.

Letícia explica que as mudanças foram muito importantes para preservar o bem-estar do casal.

“Antes o apartamento estava sempre bagunçado e acabávamos brigando devido ao estresse que o ambiente nos passava. Com a repaginação, os espaços ficaram mais organizados, com uma sensação de limpeza. Hoje tenho prazer em sair do trabalho e ir direto para minha casa”.

Como organizar

  • Use estantes vazadas. São uma ótima opção para as salas, já que ajudam a construir dois ambientes com um único móvel
  • Escolha uma cama Inteligente. Muitas camas box têm baús ou gavetas laterais de alvenaria, onde podem ser guardadas roupas de cama, sapatos, ou utensílios pouco utilizados pelo casal
  • Opte por guarda-roupas e armários com porta de correr: Em cômodos pequenos, as portas de correr são indispensáveis
  • Use espelhos. Eles dão a sensação de amplitude e podem estar tanto nas pareces, quanto nas portas dos guarda-roupas, deixando o ambiente mais claro e clean
  • Tevês vão para o suporte giratório. Em quitinetes, especialmente, esta opção é muito interessante
  • Prefira sofás em “L”. O sofá nesse formato faz com que todo espaço mínimo do canto da sala seja aproveitado e permite mais aconchego

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia