Minha Área

Trabalho sem dor

4 de Dezembro de 2014

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Quem trabalha em home-office muitas vezes se esquece da postura correta. Ferramentas ajudam a manter posição certa

Ficar muito tempo sentado na frente de um computador é algo comum para quem trabalha em home-office. E seja para trabalhar, estudar ou até mesmo para relaxar conversando com amigos através das redes sociais, o hábito de ficar horas na frente da tela já é comum. 

O problema, neste caso, é que sem a postura correta de pescoço, braços, pulsos e pés, muitas consequências desagradáveis para a saúde podem ocorrer. E como resolver isso?

Segundo o Especialista e Cirurgião de Coluna Dr. Eloy Rusafa Neto, ficar sentado em frente ao computador por muito tempo e com má postura pode ocasionar desde quadros de dores até problemas na coluna, que podem se agravar no longo prazo.

“Quando uma pessoa fica com o pescoço na posição errada, isto é, muito para cima ou muito para baixo, ela acaba contraindo a musculatura do mesmo, o que pode ocasionar dores na coluna cervical. Além disso, se a posição das costas não estiver correta, também pode ocorrer dor na região lombar. Qualquer uma dessas más posturas, se não forem corrigidas a tempo, podem causar problemas sérios na coluna”.

Apoios, técnicas e pausas

A analista de sistema Aline Garcia de Miranda trabalha sentada na frente do computador por muitas horas seguidas. “Eu sentia muitas dores na coluna até que meu médico me orientou a passar a usar apoio para os pés. Comecei a usar e logo senti um alívio nas dores, pois o apoio me forçava a ficar na posição correta”, conta.

Existem no mercado alguns apoios, como o citado por Aline, que podem ajudar na manutenção da posição correta, e também algumas técnicas que podem ser utilizadas para manter cada parte do corpo da forma mais saudável em termos de postura durante as horas trabalhadas.

Mas além de usar os apoios e prestar atenção na postura, é importante que haja pausas para que as pessoas movimentem-se um pouco.

“O ideal é que a cada uma hora sejam feitas pausas de 5 a 10 minutos, que devem ser aproveitadas para se fazer alongamentos, caminhadas etc. A ginástica laboral também é uma grande aliada de quem passa muitas horas em frente ao computador”, aconselha Dr. Eloy Rusafa.

Cada coisa em seu devido lugar

  • Pescoço: Mantenha a tela do computador em frente ao seu rosto, de maneira que você só precise movimentar os olhos e não o pescoço. Se estiver movimentando o pescoço para baixo é porque a tela do computador está muito baixa. Nesse caso, coloque um apoio embaixo da tela como, por exemplo, livros
  • Braços: Deixe os braços em um ângulo de aproximadamente 90 graus. Utilize cadeiras que tenham apoiadores para os braços e nas quais você possa regular a altura de forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos
  • Pulsos: Não deixe que os pulsos fiquem muito abertos para as laterais, nem muito abaixo da linha dos dedos. O teclado reto não é o mais adequado, portanto, deve ser evitado. Opte por teclados e mouses ergonômicos. Alguns modelos possuem suporte para os punhos
  • Costas: Devem estar totalmente apoiadas num ângulo de 75 graus aproximadamente. Evite deixar as costas em um ângulo totalmente reto, pois o mesmo força muito a lombar. Portanto, escolha cadeiras nas quais você possa regular o ângulo do apoio para as costas
  • Pés: Os pés precisam estar apoiados em plataformas em 30 graus. Existem apoios para os pés em posição ergonômica no mercado

 


Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia