Minha Área

Trabalho e filhos: como conciliar

20 de Janeiro de 2015

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Mães que atuam em home-office precisam fazer malabarismo para manter a eficiência no período de férias escolares

Se por um lado, falar em férias é pensar em descanso, lazer, passeios e muita diversão, para quem trabalha em casa e tem filhos, sobrinhos ou a presença constante de outras crianças no local, isso também pode significar trabalho em dobro. 

Com a criançada correndo de um lado para o outro, para que as atividades profissionais rendam durante períodos assim, é necessário ter muita paciência e organização.

Amanda Beserra é professora de educação física e há três anos trocou as academias e escolas por um espaço em sua casa para atender clientes com sessões de massagem e acupuntura. Mãe de dois filhos, Arthur, de oito anos e Aline, de dois anos, Amanda estabeleceu regras para conciliar o trabalho e a rotina de férias escolares.

“Defini horário de videogame e televisão e expliquei que, quando estou atendendo, eles não podem fazer barulho”, conta. Arthur, o mais velho, costuma colaborar. “Ele fica com a Aline e até fala que não pode atrapalhar a mamãe”, conta.

Para ganhar eficiência

Natassia Araujo, gerente na Randstag, empresa do segmento de recursos humanos, diz que a principal dica para quem trabalha em home-office e precisa conciliar as atividades profissionais com uma rotina com crianças é realizar uma lista do que deve ser cumprido ao longo do dia e, se possível, já organizar as tarefas dos dias seguintes por ordem de execução.

“Estipule o tempo que irá gastar, em média, para cada tarefa, tendo em mente uma sequência de atividades nas quais será necessário utilizar as mesmas bases de informações, bases semelhantes ou aquelas que precisarão da conclusão de outras para que as novas sejam iniciadas.”

Horários e espaços determinados

Natassia também lembra que crianças precisam de atenção e cuidado extra neste período. “Sabemos que o momento das férias é sempre aguardado ansiosamente por elas. Por isso, cabe aos pais uma atenção maior nessa época do ano”, argumenta.

No caso de Amanda, a solução foi reservar o período da manhã para atender suas clientes e o da tarde para dedicar aos filhos. Natassia comenta que essa separação é essencial para que haja uma conciliação eficiente.

Para quem ainda não conseguiu encontrar um espaço ideal no apartamento para trabalhar em épocas assim, a dica é procurar um canto tranquilo e que não seja de fácil acesso para as crianças. Vale lembrar, porém, que o local escolhido também deve possibilitar que as   atividades das crianças sejam supervisionadas para que se evitem acidentes.

Para conseguir ganhar eficiência 

  • Faça anotações das tarefas que terá que cumprir e estabeleça o tempo médio que será dedicado a cada uma
  • Separe os dias e horários que serão dedicados ao trabalho e às crianças e procure cumpri-los ao máximo
  • Aproveite momentos em que provavelmente as crianças estarão dormindo ou descansando para realizar as tarefas que requeiram maior concentração
  • Escolha em lugar tranquilo no apartamento, como um quarto ou escritório. Lembre-se, porém, de que as crianças devem ser supervisionadas, seja por você, seja por outro adulto
  • Procure fazer amizade com vizinhos que também tenham filhos; desta forma, você pode alternar o local das brincadeiras – uma vez no seu apartamento, outra vez no deles. E, naturalmente, pode aproveitar para trabalhar enquanto eles estão se divertindo ao lado

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia