Minha Área

Tecnologia nos mínimos detalhes

25 de Abril de 2013

Publicado em Manutenção por Minha Área | 1 comentário

Que tal ligar a TV ou apagar as luzes a um simples comando de voz? Futurologia? Não. Só mais um avanço tecnológico

Na era da tecnologia, praticidade e comodidade são palavras de ordem. Notícias chegam em tempo recorde, pessoas se comunicam a todo instante, e a imensidão do mundo pode se resumir a um simples toque na tela do celular.

Tecnologia e modernidade estão cada vez mais presentes em tudo, inclusive – e por que não? – dentro do nosso apartamento, através da automação residencial.Quando se fala em automação residencial, a ideia é usar tablets, smartphones e outras ferramentas para que seja possível controlar algumas atividades dentro da unidade.

“O próprio nome reflete o que é o serviço. Toda parte física, fora alvenaria, pode ser automatizada: luzes, portas, janelas, som… Basicamente, é o processo de reduzir o máximo possível a ação humana em determinadas tarefas residenciais”, explica Étore Rossi, diretor comercial da Franceg, empresa especializada no ramo.

Ou seja, com apenas um toque dá para abrir ou fechar portas, desligar ou ligar a TV, entre outras coisas.

A empresa de Rossi trabalha há cinco anos com automação, e, segundo ele, tudo surgiu naturalmente, de acordo com a demanda do mercado.

“A gente começou instalando equipamentos de segurança patrimonial e, no desenvolver dos negócios, fomos sendo solicitados para esse tipo de serviço, cujo objetivo é oferecer comodidade e conforto aos moradores”, afirma.

Apesar da facilidade, ele alerta que em muitos casos há necessidade de se fazer um contrato incluindo manutenção periódica. Aliás, é até recomendável que a manutenção já esteja prevista desde a instalação.

Reforço na segurança

Além da praticidade que a automação pode oferecer – afinal, quem não gostaria de reduzir a iluminação ou desligar a TV com apenas um comando de voz? –, o serviço auxilia no reforço da segurança do ambiente.

A administradora de condomínios Amélia Santos utiliza as ferramentas de automação para possibilitar um controle de acesso, de entradas e saídas no condomínio.

“A meu ver, o grande objetivo da automação é facilitar, trazer mais conforto à vida de quem a utiliza, mas para que tudo funcione bem, é necessário treinamento e cooperação”, recomenda.

A administradora também lembra que, no caso de alguma parte da maquinaria dar problema, o reparo fica por conta da empresa que oferece o serviço ou a sua manutenção, por isto é importante escolher, desde o início, o parceiro correto para automatizar o condomínio.

Cuidados pré-automatização

  • Consulte alguma empresa que forneça o serviço de automação residencial. Verifique as questões de estrutura para seu prédio e os valores individuais e coletivos
  • Reúna todos os condôminos para apresentar a ideia. É importante que a maior parte deles esteja disposta a utilizar e pagar pelo serviço
  • Se for mesmo contratar o serviço, cuidado para não abusar. Mantenha cautela e evite brincadeiras como ficar ligando e desligando toda hora, para não precisar fazer reparos constantemente

Tags: , ,

Um comentário para “Tecnologia nos mínimos detalhes”

  1. Maria Abgail Pimentel Rodrigues diz:

    As informações são exelentes,de grande valia.Parabéns.

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia