Minha Área

Sem barulho

29 de Outubro de 2014

Publicado em Arquitetura e Decoração por Minha Área | 2 comentários

Janela antirruído pode ajudar a enfrentar a parafernália de sons da vida urbana, que interferem na audição e no sono

Quem vive nas grandes cidades está acostumado a ouvir barulho o dia todo. Mas se os ruídos se tornam constantes até mesmo dentro do apartamento, a qualidade de vida passa a ser prejudicada, principalmente durante o período de descanso. Por isso, instalar janelas antirruído pode ser uma solução.

É a tecnologia utilizada nestas janelas que permite o isolamento acústico do ambiente, fazendo com que o barulho não seja ouvido. Há quase 30 anos no Brasil, a técnica foi sendo aprimorada e hoje já é possível escolher entre uma gama de produtos, que são feitos sob medida.

Segundo Diogo Costa, da Acoustic Line, moradores de apartamentos localizados em locais movimentados costumam ser os principais clientes. “Primeiro colocam em um cômodo, depois costumam voltar para colocar nos outros”.

Como escolher

O primeiro passo é ir até uma loja especializada. Hoje em dia há algumas espalhadas especialmente nas grandes cidades, e elas vendem para todo o País. Uma boa pesquisa na internet já ajuda a encontrar opções.

De acordo com Nicole Fischer, da Atenua Som, o ideal é que seja realizada uma visita técnica para a empresa entender as necessidades e indicar o modelo mais adequado.

O cômodo onde o barulho costuma incomodar mais é o quarto, e a janela mais recomendada é que abre em duas folhas e ocupa mais espaço dentro do ambiente. Entretanto, após 5 anos de desenvolvimento, a fábrica também lançou a janela de sobreposição de correr sobre trilhos, que é instalada ao redor da janela já existente e não altera a fachada do prédio.

Custo-benefício

Após decidir o modelo, a instalação costuma demorar entre 20 e 30 dias e o valor sai a partir de R$ 2.500,00 para os quartos. “Como é personalizado, não há um valor predeterminado”, explica Fischer.

Além de deixar o ambiente sem barulhos e melhorar a qualidade de vida, as janelas antirruído acabam aumentando o interesse no imóvel na hora da venda ou locação. “A janela se torna um atrativo”, completa Gil Vieira, da Lello Imóveis Moema, em São Paulo.

Quando pensar em instalar:

  • Quando o barulho já está tirando o sono e a paz dos moradores
  • Quando há vontade de isolar alguns espaços acusticamente para conseguir sossego, facilitar a conversa ou até o hábito de assistir a filmes
  • Quando algum dos moradores realmente precisa do silêncio para repousar (caso de bebês, idosos e enfermos)
  • Quando o imóvel estiver próximo a locais mais propensos aos ruídos, como aeroportos e avenidas de grande movimento

Tags: ,

2 comentários para “Sem barulho”

  1. CINTIA diz:

    Bom Dia!!
    Adorei os artigos!!

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia