Minha Área

Secadora de roupas: ter ou não ter?

20 de Março de 2015

Publicado em Manutenção por Minha Área | Nenhum comentário

É necessário avaliar bem o momento de investir no eletrodoméstico e buscar a melhor opção na hora da compra

Entre os tantos eletrodomésticos utilizados para facilitar a vida está a secadora de roupas. Porém, como demanda energia e espaço muitas vezes não é fácil decidir se é válido ou não investir em uma. É preciso avaliar bem os prós e os contras para se tomar uma decisão.

Muitas pessoas que moram sozinhas – e, portanto, não costumam ter uma quantidade de roupas tão elevada como uma família – fazem parte do público que adquire este eletrodoméstico. Quem mora em apartamentos pequenos também, já que neles pode não haver espaço suficiente para a secagem de roupas maiores ou mais pesadas, como roupas de cama e banho.

Fernanda Delazari é engenheira e trabalha cerca de 12 horas por dia. Ela conta que não abre mão da sua máquina lava e seca por nada.

“Eu trabalho muito e moro sozinha em um apartamento pequeno. Comprar uma máquina de lavar com secadora foi a melhor compra que fiz em casa. Eu coloco minhas roupas para lavar antes de ir para o trabalho e quando chego já está tudo seco”.

E a conta de energia?

Por trás de toda a comodidade que uma secadora de roupas pode trazer há um fantasma que ronda a cabeça dos brasileiros: a conta de energia. Neste caso é preciso saber que uma secadora de qualidade deve vir acompanhada da certificação do Selo Procel, que avalia o gasto de energia. Isso pode ser verificado no momento da compra.

A certificação avalia com notas que vão de E a A, onde E é concedido às secadoras que gastam mais e A às que gastam menos. Com a tecnologia de hoje, é possível encontrar com facilidades as secadoras com certificação nota A.

Para economizar, também são válidas algumas dicas, como evitar o uso nos horários em que estiver utilizando outros aparelhos, para não sobrecarregar a rede de energia e não usar a secadora com apenas algumas peças. O ideal é separar várias e utilizar a capacidade máxima, evitando o desperdício.

“Referente à conta de energia, observei que a diferença de quando estou em casa (usando a secadora) e de quando estou de férias na casa dos meus pais é pequena. Sem dúvida, para os que moram sozinhos, acredito que compensa, mas agora estamos vivendo uma crise, então o consumo deve ser ainda mais consciente”, argumenta a engenheira Fernanda que, na hora da compra, preferiu um modelo moderno com redução do uso de energia.

O que há no mercado*

  • Se o problema é espaço, pode-se optar pelas secadoras de roupas de parede, que podem ser instaladas em cima da máquina de lavar
  • As secadoras de piso podem ser encontradas no modelo a gás ou elétrico. Em geral elas possuem maior número de programas de secagem e temperatura
  • Lavadora e secadora em um mesmo aparelho são também uma opção para quem não tem muito espaço na área de serviço

* Informações do site da Omo


Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia