Minha Área

Reciclagem com arte

21 de Julho de 2015

Publicado em Arquitetura e Decoração por Minha Área | Nenhum comentário

Reaproveitar potes de vidro ou plástico para artesanato é ótimo para o meio ambiente e para decorar o apê

Entre as várias opções de materiais disponíveis para a prática do artesanato, o vidro e o plástico são os mais utilizados. A grande vantagem de dar novo uso a eles é que, além de decorarem o ambiente de forma criativa, estes materiais demoram muito tempo para se decompor.Tampinhas

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), são cerca de 4 mil anos para o vidro e entre 100 a 400 anos para o plástico. Vale a pena, portanto, usar a imaginação para fazer arte com eles.

Uma das opções para dar “cara nova” a um objeto de vidro é usar técnicas de pintura e decapagem (limpeza para revestimento). “Tintas especiais para vidros, papéis para colar, verniz e sprays para jatear são os complementos mais procurados por quem trabalha com artesanato”, explica Ana Paula Lourenço, da loja Casa da Arte, mas existem outras possibilidades.

Mil e uma utilidades – A artesã Rosana Magalhães opta por massa de biscuit e EVA, sigla de Espuma Vinílica Acetinada (Ethylene Vinyl Acetate), uma espuma sintética bastante flexível e ideal para criar arte com vidro e plástico. Ela utiliza o vidro reciclado e o plástico com elementos em biscuit para fazer potes para armazenar pipoca, açúcar, café ou algodão.

Com o fundo de garrafas PET ela cria formas de animais com pés em EVA e rostos em biscuit, que são ótimos para colocar bombons, chocolate e outras coisas.

“Os potinhos de papinha para bebê com detalhes em biscuit também podem ser transformados em divertidas lembrancinhas para aniversário de criança”, sugere Rosana.

Acerte na hora de fazer – Quem ficou pensando em pôr a mão na massa pode começar separando os potes de vidro e plástico que não usa mais no lugar de jogar fora.

Lembre-se apenas que, antes de qualquer coisa, é preciso lavá-los com muito cuidado, evitando deixar qualquer impureza que possa prejudicar o trabalho final.

Depois é só procurar o modo de fazer. Vale pedir ajuda para aquela amiga que tem muito talento para artesanato, fazer aulas com uma profissional ou até pesquisar na internet para começar.

Dê asas à imaginação

  • Quando a opção é o jateado de areia (ou fosqueamento) feito com estencil, saiba que existe também o falso jateado obtido com pasta de fosqueamento e práticos adesivos que dão o mesmo efeito
  •  É possível criar uma aparência de craquelado nos potes de vidro utilizando-se apenas cola vinílica e uma demão de látex
  •  Potes recicláveis como base para artesanato podem servir como lembrancinhas em festas de aniversário, recipientes para guardar algodão, esmaltes e presilhas de cabelo, entre outros, e até charmosos vasos de flores

Imagem: GreenMe


Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia