Minha Área

“Quarto” de hóspedes na sala

17 de Abril de 2015

Publicado em Arquitetura e Decoração por Minha Área | Nenhum comentário

Para acertar na escolha do sofá-cama, é bom pesquisar direito os modelos e checar as medidas antes de comprar

Como diz o ditado, gosto não se discute. Na decoração não é diferente, mas como a regra agora é buscar opções para poupar espaço, quando se trata de sofás, o que está voltando a ser tendência é o modelo sofá-cama.  

Segundo a designer de interiores e proprietária da AD Móveis, Luciana Bindandi, o sofá-cama é uma ótima alternativa para espaços reduzidos.

“A peça pode ser colocada em sala de estar, quartos ou em escritórios, mas, qualquer que seja o cômodo, sempre é importante combiná-lo com o estilo de decoração e com os demais elementos que compõem o ambiente”, comenta.

Versatilidade com conforto

Sabe quando está planejada a visita daquele amigo que mora longe ou um familiar, mas não sabe como fazer para acomodá-los?  A dica é optar por um modelo de sofá-cama que proporcione conforto e seja prático para abrir ou fechar. Luciana lembra que, ao sair em busca de um modelo, as medidas do ambiente onde o móvel será colocado deverão estar em mãos.

“É fundamental que ele não atrapalhe o fluxo de pessoas, deixando, ao menos, uma medida mínima de 70 centímetros para passagem. Escolha sempre o modelo que atenda à demanda de seu espaço” comenta.

Outra observação que deve ser feita pelo comprador é quanto ao sistema de abertura e fechamento da cama. Os modelos bipartidos (reclináveis ou dobráveis) e os retráteis são os mais comuns. A designer explica que no sistema retrátil o usuário deita com a cabeça posicionada para o encosto e boa parte do corpo fica acomodada no assento.

“Por esse motivo, opte por uma peça que contenha, no mínimo, 80 centímetros. No sofá bipartido, a fresta que fica na junção entre o assento e o encosto pode gerar um desconforto ao acomodar-se.”

Cidade, campo e praia

Para proporcionar maior durabilidade, a escolha certa do tecido que reveste o móvel é fundamental.“Na escolha do tecido que irá revesti-lo, deve-se levar em consideração a impermeabilidade e a durabilidade, podendo optar pelo linho ou couro ecológico com diversas opções de cores.”

Além de atender bem as necessidades de quem mora em apartamentos muito pequenos, um sofá-cama pode ser ideal para aqueles de veraneio, já que podem ser abertos apenas nos momentos de uso.

Foi a escolha da dona de casa Lunalva Bracco para mobiliar um apartamento que tem no litoral de São Paulo. “Achamos muito prático. Quando estamos lá e há mais pessoas para dormir nós abrimos os sofás-camas. Na hora de ir embora é só fechar e está tudo em ordem”.

Para não errar

  • Fuja dos modelos com várias funções.  Quanto menos esforço fizer para a abertura do sofá, melhor
  •  Antes da aquisição, é primordial experimentar o sofá aberto como se fosse uma cama mesmo
  • Há sofás-camas de vários tamanhos, que atendem desde uma única pessoa (espécie de poltrona que vira uma cama de solteiro quando aberta) até os maiores, que acomodam um casal de forma confortável. Cheque a sua necessidade e o seu espaço

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia