Minha Área

Produtividade alta, sem sair de casa

18 de Junho de 2014

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Com disciplina e organização, trabalhar em home-office pode dar resultados melhores que o modelo tradicional

O trabalho em casa, conhecido como home-office, tem sido algo cada vez mais comum nos dias atuais, quase uma tendência no mercado de trabalho, e que pode, com disciplina e organização, proporcionar resultados até melhores do que os costumeiros em termos de produtividade.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford com 250 funcionários de uma empresa chinesa de telemarketing revelou que o grupo que trabalhava em casa obteve desempenho 13% melhor do que aquele que ia para o escritório, algo conquistado com uma dose extra de disciplina e organização. Vale a pena, portanto, seguir algumas dicas de quem vem conseguindo.

Flexibilidade com os filhos

A gerente de marketing Luciana Aoki trabalha em Home Office e precisa se organizar para dar conta das tarefas diárias.

“Com duas crianças pequenas, me organizo ficando no escritório no horário em que a babá está em casa ou, ainda, quando o Vitor, que é mais velho, está na escola, e a Júlia, de apenas alguns meses, está dormindo”, conta.

Ela consegue trabalhar cerca de 6 horas diárias no escritório, algo como meio período em uma empresa. “Não são horas ininterruptas porque tenho que aproveitar os horários deles.”

A primeira dica, portanto, é organizar os horários, levando em conta os períodos em que terá disponibilidade de tempo o e aproveitando-os para trabalhar com disciplina.

Outro ponto importante é ter um espaço dedicado apenas ao trabalho, o qual pode ser um escritório, uma sala ou um quarto, mas deve ser um canto que dificulte as distrações diárias e permita a concentração.

Escritório temporário

A jornalista Janaina Gimael está trabalhando de casa há três meses, desde que a empresa resolveu aderir, temporariamente, ao home-office. Ela conta que se adaptou bem à mudança.

“Transformei um dos cômodos do apartamento em escritório, onde tenho computadores, impressora, telefone, enfim, tudo que preciso, além de sossego. E para dar conta de tudo, costumo fazer uma lista de tarefas quando começo a trabalhar. Separo por ordem de prioridade e vou seguindo. Desta forma, no fim do dia, já sei exatamente o quanto consegui produzir e se faltou algo importante.”

Para a internet não atrapalhar

Quem trabalha em casa e usa a internet o dia todo pode encontrar empecilhos grandes à produtividade. Em artigo publicado no site Viverdeblog.com, seu criador, Henrique Carvalho, cita e dá dicas para combater os cinco maiores vilões da produtividade neste sentido. Confira:

1)   Redes sociais: Para não gastar horas do seu dia nestas redes, a dica é manter o menor número de janelas abertas no navegador e desabilitar chats e notificadores em tempo real

2)   Email: Para evitar perder muito tempo checando as mensagens, o ideal é estabelecer horários e usar aplicativos que ajudem na organização

3)   Notificações, mensagens e celulares: Carvalho ressalta que é preciso saber dizer não e colocar na cabeça que horário de trabalho é horário de trabalho

4)   A falsa sensação de ser livre trabalhando pela internet: É preciso manter o equilíbrio e organizar o tempo para não ter problemas

5)   A falta de ferramentas produtivas para organizar ideias e conhecimento: Neste caso não tem muito jeito: é preciso ir atrás de aplicativos úteis e começar a utilizá-los


Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia