Minha Área

Postura no trabalho

15 de Outubro de 2014

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Quem trabalha em home-office pode passar horas sentado de modo errado e até se esquecer de trocar a cadeira quando é preciso

Trabalhar fora do ambiente corporativo, em esquema de home-office, pode fazer com que muitos até se esqueçam de fazer pausas regulares para relaxar a mente e o corpo. Além disso, fica mais fácil não lembrar de manter a postura ou de avaliar com cuidado se a cadeira e a estação de trabalho montada em casa ainda estão em perfeito estado. Para evitar que tais atitudes prejudiquem a saúde é fundamental ficar de olho em algumas dicas.

Foto / Dona Cadeira

 

A primeira delas é escolher a cadeira de trabalho com cuidado. “É ela que ajuda manter a coluna alinhada e evita a contração persistente e involuntária dos músculos”, explica a quiropraxista Regiane Wiens. Com a coluna bem acomodada na cadeira é mais difícil que a pessoa sinta dores e desconforto durante o período de trabalho.

Como escolher e quando trocar

Ao comprar uma cadeira a primeira dica é analisar o encosto. Segundo Regiane, ele deve iniciar na altura dos ombros e ir até a lombar. A coluna lombar deve formar um ângulo de 90º no assento, assim como as pernas. Por isso, também é importante que a cadeira tenha regulagem de altura.

Outro ponto a ser considerado é o tipo de revestimento utilizado. Não pode ser duro demais e nem muito mole. É preciso firmeza do estofado para não deixar a coluna instável e sujeita a lesões enquanto as tarefas são realizadas.

Não existe regra para a hora da troca. Mas quando você perceber que o estofado começou a ficar mole, o encosto está solto ou pendendo para o lado, mesmo com a regulagem correta, pode se preparar para comprar uma nova, seguindo as recomendações de Regiane Wiens.

E a coluna?

Permanecer por muito tempo na mesma posição pode causar desconforto, ainda que a cadeira esteja adequada. A jornalista Naíma Saleh, de São Paulo, trabalhou alguns meses em casa e sentiu na coluna cervical os sinais de que era preciso pausar e trocar de posição. Para aliviar, ela procurou mudar de lugar de trabalho de tempos em tempos, caminhando um pouco também.

A quiropraxista Regiane Wiens recomenda pausas ao longo do expediente para não forçar a musculatura e nem desgastar a coluna vertebral. Nesse período é interessante alongar braços, pernas e coluna. Caso a dor persista, compressas de água quente são recomendadas para relaxar os músculos.

Para recordar sempre

– Além das pernas e coluna inclinadas a 90º, na hora de escolher a cadeira ideal observe se os braços também formam o mesmo ângulo

– Quadris e ombros precisam estar alinhados

– Joelhos ficam flexionados e pés apoiados no chão

– O monitor do computador deve estar na altura dos olhos


Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia