Minha Área

Natal feliz para os olhos e para o bolso

17 de Dezembro de 2012

Publicado em Meu bolso por Minha Área | Nenhum comentário

O dinheiro está curto para comemorar no final de ano? Fique de olho nessas dicas

A chegada do Natal sempre traz a vontade de gastar, de comprar presentes e de enfeitar a casa. As lojas de departamento, que a cada ano oferecem um número maior de produtos, atiçam ainda mais esse desejo, o que pode ser um perigo para o bolso. É fácil se encantar com enfeites bonitos e caros ou mesmo acreditar que será fundamental ter uma ceia servida em pratos com motivos natalinos, mas esses desejos não podem passar por cima da preocupação com as finanças. “É preciso avaliar com cuidado essas compras, principalmente se existe o risco de comprometimento da renda dos proximos meses”, alerta a educadora financeira Cinara Marins.

Somente o necessário

Pense na decoração que você deseja fazer em sua casa. Em seguida, analise o que você já tem guardado de festas anteriores e verifique o que pode ser reaproveitado. Se algo mais precisar ser comprado, faça uma lista, e antes de sair às compras tenha em mente o quanto pode ser gasto. “Antes de sair para comprar, vale levantar a necessidade do produto e se o valor cabe dentro do orçamento doméstico”, afirma Cinara.

Atrás de promoções

Quem está com o orçamento apertado, também deve reservar um tempo para percorrer algumas lojas e fazer pesquisas na internet, descobrindo onde está o preço mais em conta. Ruas e lojas populares são as melhores alternativas, mas nunca deixe de lado a qualidade daquilo que está comprando, até porque produtos de qualidade costumam durar mais.

Alguns lojistas também oferecem pechinchas, geralmente em lojas que não fazem parte de grandes redes. Com jeitinho e paciência é possível conseguir bons descontos, e quem tem talento para essa arte deve investir sem medo. Na hora de pagar, dê preferência ao dinheiro ou cartão de débito à vista. “A melhor forma de pagamento é sempre à vista, pois o parcelado exige o comprometimento da renda dos proximos meses”, orienta Cinara.

Faça você mesmo

Quem quiser exercitar habilidades manuais e crativas também pode tentar fazer seus próprios enfeites. A internet está cheia de tutoriais ensinando a utilizar materiais simples para confeccionar enfeites. Também é possível aprender a usar artefatos como toalhas de mesa e velas comuns para montar uma mesa com a cara do Natal.

Confira a seguir algumas dicas práticas que o escritor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, preparou especialmente para esta época do ano:

  • Evite presentear todos com produtos caros, analise caso a caso, priorize pessoas mais próximas e opte por presentes do tipo lembranças
  • Caso não tenha dinheiro é preciso conversar com as pessoas e mostrar o problema, lembre-se que as pessoas querem o seu bem e, por isso, não é o presente que fará a diferença
  • Compre com antecedência e pesquise, estas ações com certeza farão grande diferença no orçamento. Procure promoções e sites de compra coletiva, mas cuidado para saber se realmente são confiáveis
  • Procure os amigos e parentes para fazer a ceia natalina em conjunto, com isso todos conseguirão economizar
  • Capriche numa decoração com materiais que já possui ou reciclados; economia e beleza podem andar junto, não é necessário gastar fortunas com produtos caros, é só reutilizar a decoração de Natais passados

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia