Minha Área

Limpeza garantida e dinheiro no bolso

8 de Setembro de 2015

Publicado em Meu bolso por Minha Área | Nenhum comentário

Saber escolher e ficar atento a alguns truques na hora do uso pode ajudar a garantir a economia doméstica

Em tempos de contenção de despesas, nada melhor do que começar economizando nos produtos de limpeza, que estão cada vez mais caros e precisam ser renovados no armário frequentemente. Dependendo do tamanho do apartamento, pode ser que a aquisição seja necessária a cada faxina, por isso vale a pena fazê-los render.

Faxina

A economista Milena Glasman sugere que a economia comece na hora da compra e de forma muito prática: pela internet. “A primeira dica é fazer uma lista com os principais produtos para janela, piso, banheiro, cozinha, porta e parede. Depois, vale pesquisar em sites de supermercados os melhores preços e ir até aquele que mostrou o melhor custo-benefício no pacote de produtos.”

Dois pontos são importantes para ajudar na pesquisa: a qualidade de cada produto (considere aquele que você ou a pessoa responsável pela limpeza já utilizam e gostam) e o tamanho. Muitas vezes, no lugar de uma embalagem pequena, vale a pena levar aquelas maiores, que parecem custar mais em princípio mas podem render o mês todo.

Faça as contas considerando quanto precisa ser utilizado semanalmente, por exemplo, e cheque as vantagens de comprar em maior quantidade.

Uma dica interessante, caso a ideia seja adquirir um estoque maior, é recorrer aos atacadistas. Você pode reunir alguns compradores – até mesmo entre os vizinhos do condomínio – e comprar caixas de determinados produtos de limpeza a um valor que costuma ser bastante menor do que o dos varejistas.

A marca e o tipo importam?

Com relação às marcas dos produtos, saiba que nem sempre as mais conhecidas no mercado são as que mostram os melhores resultados, por isso vale a pena conversar com quem entende de limpeza e pedir algumas dicas antes de comprar.

“Existe um multiuso muito conhecido, por exemplo, que pode ser muito prejudicial quando é utilizado na limpeza de eletrodomésticos como geladeira, fogão, micro-ondas ou lavadora de louças, porque é um produto altamente corrosivo”, explica Cláudia da Silva Baena, proprietária da distribuidora de produtos de limpeza DeToti.

Ela também explica que alguns produtos podem ser utilizados para a limpeza de diversas áreas do apartamento sem problemas. “Um produto que temos em casa e muitas vezes subutilizamos é o detergente neutro, que serve desde uma simples lavagem de louças até tirar a gordura de roupas antes da lavagem.”

“No banheiro, também pode-se utilizá-lo e, depois, passar água sanitária. É uma combinação muito eficiente na limpeza de pisos, paredes, utensílios em geral, além de ser bem mais econômico”, diz.

Abrindo o produto de forma diferente

O momento de usar os produtos também requer um pouco de parcimônia para ajudar na economia doméstica. Muitos podem ser diluídos para durar mais, como é o caso dos alvejantes.

Uma dica é separar uma determinada quantidade de cada produto que será utilizado no lugar de deixar um inteiro disponível. “Outra forma de economizar é não abrir o produto como manda a embalagem, mas sim fazer um furo com um prego na tampa”, explica a economista Milena Glasman.

E para fazer o cheiro de apartamento limpo durar, pode-se optar por essências que, com apenas algumas gotas, já deixam sensação de casa limpa por algum tempo.

Reaproveite e economize

  • Camisetas e meias velhas podem ser transformadas em panos de chão.
  • Procure varrer o apartamento diariamente, passar um pano-seco e somente depois usar o “limpa piso”, assim dá para economizar o produto.
  • Gaste menos limpa-vidro passando primeiro um pano com água. Seque com jornal para dar brilho.
  • Para economizar desengordurante, limpe primeiro com uma solução formada por uma tampinha de removedor de cera e um litro de água.
  • Economize na hora de deixar as paredes e portas limpas: coloque duas colheres de sopa de sapólio líquido em um litro de água e passe com o pano.
  • A escolha por produtos concentrados também é uma boa opção.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia