Minha Área

Inverno quente e saudável

2 de Julho de 2015

Publicado em Saúde e bem-estar por Minha Área | Nenhum comentário

É possível aproveitar o frio de forma pouca calórica seguindo dicas de alimentação, inclusive ao reunir os amigos no apê

Basta o frio dar as caras e é natural que a vontade de comer aumente. Se você já está pensando em preparar aquelas comidas típicas de inverno acompanhadas por um bom vinho, saiba que para manter a forma e a saúde, o ideal é balancear. Caso a ideia nos finais de semana seja cozinhar pratos calóricos e reunir os amigos no apartamento, que tal manter uma dieta saudável nos outros dias ou, ainda, substituir alguns ingredientes?cardápio-inverno

De acordo com Eliana Campos, nutricionista do Hospital do Coração em Franca e especialista em nutrição clínica, uma das melhores maneiras de aquecer o corpo no inverno sem engordar é ingerindo chá.

“Aposte nos termogênicos, pois ajudam a acelerar o metabolismo e queimar calorias rapidamente. Boas opções são chá-verde, cavalinha, hibisco, canela e gengibre. E não use açúcar.”

Ela explica que não se deve deixar a água ferver ao preparar o chá. Assim que a fervura começa, o ideal é desligar o fogo e deixar as ervas em infusão de dois a três minutos. Que tal substituir, portanto, aquele papo regado a chocolate quente por uma bela xícara de chá da tarde?

Substituições saudáveis
A substituição de alguns alimentos é peça-chave na hora de manter o cardápio saudável durante o frio. Os doces, por exemplo, podem ser trocados por frutas assadas, como banana, maçã e abacaxi, todas com canela se for do gosto de quem consome.
“Prefira cozidos, assados ou grelhados. Nada de frituras. No lugar de molhos a base de maionese ou creme de leite, use molhos com ervas e legumes”, diz a especialista.

Ela também aconselha que no lugar de massas preparadas com farinha branca, sejam usadas as integrais. “As fibras aumentam a saciedade, assim fica mais fácil reduzir a porção. Para diminuir calorias é preferível molho de tomate caseiro.”

Vinho e atividade física
E o que servir de bebida para os amigos que aparecerem no apartamento? Segundo Eliana Campos, uma taça de vinho no inverno é sempre bem-vinda, basta evitar o exagero.
“Também não deixe de beber água e nem de praticar atividades físicas. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas e é preciso aproveitar para queimar mais calorias”, conclui.

Já quem não consegue se exercitar muito durante as baixas temperaturas pode aproveitar o frio para realizar tratamentos estéticos, que também ajudarão a manter a forma. “No inverno nosso organismo precisa de mais calorias para se manter mais aquecido, e se fizermos uma alimentação balanceada associada aos tratamentos vamos favorecer ainda mais a queima das gorduras indesejáveis”, sugere a fisioterapeuta do Espaço Beiramar, em Florianópolis, Luara Chagas.

Que tal uma sopa de abóbora light para aquecer?
A nutricionista Eliana Campos dá a receita da sopa que sustenta, aquece e tem baixas calorias. “No meu consultório, essa sopa é um sucesso!”, brinca. Confira:

Ingredientes
½ un. de abóbora japonesa com a casca
3 cenoura descascada cortada em rodelas
1 tomate italiano picado
2 cebolas picadas
4 dentes de alho bem picados
¼ de unidade de repolho branco inteiro cru
¼ de maço de couve cortada em tiras finas
3 maços de alho-poró
4 ramos de couve-flor
1 xícara de chá de salsinha crua
1 colher (chá) de azeite extra virgem
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (chá) de açafrão
1 colher (chá) de páprica picante
Água e sal

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o gengibre no azeite até murcharem. Acrescente a cenoura fatiada, a couve flor e o tomate.
Cubra com a água e adicione o sal, a páprica e o açafrão. Cozinhe até os ingredientes ficarem macios. Em uma panela de pressão, cozinhe a abóbora com a casca. Em seguida bata no liquidificador com pouca água (vai virar um purê).

Adicione o purê de abóbora com os ingredientes cozidos, o repolho, a couve, o alho poró fatiados bem fininhos e por último a salsinha.
Rendimento: 2 litros.


Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia