Minha Área

Home-office exige foco e concentração

19 de Novembro de 2013

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Ambiente, rotina e ajuda da família são peças-chave para escapar das distrações e fazer o trabalho em casa render

Fazer home-office parece a combinação perfeita entre trabalho e conforto, afinal usar pijamas durante o expediente é uma ideia tentadora para muita gente. Mas para que essa modalidade de trabalho funcione é preciso disciplina, já que ficar em casa significa também estar propenso a cair em um mar de distrações que atrapalham a concentração e o rendimento.

“É marido que fica perguntando coisas, cachorro fazendo arte, gente ligando para falar de problemas pessoais, síndico tocando a campainha e sogra que acha que, se você está em casa, é porque está de folga”, descreve a auditora Giuliana Banchetti, que tem a opção de fazer home-office alguns dias por semana.

Driblar demandas pessoais e evitar distrações é possível, mas exige persistência na ideia de que estar em casa não significa estar livre.

“Geralmente a pessoa fica em casa nas folgas, e é muito comum, quando se trabalha em casa, que o home-office seja levado como um dia de descanso. É um condicionamento neurológico e é preciso disciplina para separar as coisas”, diz Aguilar Pinheiro, neurocientista e coach do Instituto Brasileiro de Gestão Avançada (IBGA).

Ambiente e horários

Para limar as distrações e exercitar a concentração comece criando uma rotina e ambientes apropriados para o trabalho. Televisão, movimentação de outras pessoas e barulhos externos podem dificultar o trabalho, mas é possível encontrar uma solução, como fez a produtora cultural Renata Moura.

“Eu e a TV temos uma relação complicada, gosto de deixá-la ligada para fazer companhia. Por outro lado, me distraio quando está passando alguma coisa boa ou uma notícia interessante, e desligar é difícil, porque fico pensando nela e no que poderia estar passando, então normalmente eu deixo no mudo. Mas, como sou realmente neurótica com prazos, se preciso eu desligo tudo e acabo me concentrando à força”, conta.

Além de ficar de olho em hábitos que tiram a concentração, vale a pena investir em um ambiente organizado e criar “rituais” que te deixem pronto para o trabalho.

“É fundamental garantir um ambiente adequado. Se a pessoa não mora sozinha e resolve fazer o home-office na sala, por exemplo, não vai dar certo, porque as pessoas ficarão passando, a campainha vai tocar”, alerta o coach, que dá uma dica:

“Muitas casas não têm um espaço para transformar em escritório, mas tem que ter um canto para trabalhar, mesmo que seja uma escrivaninha no quarto”.  Além disso, é útil estipular um horário de almoço e de descanso.

A roupa também é importante. Se os confortáveis pijamas provocarem preguiça, vestimentas que passem uma maior sensação de “seriedade”, como camiseta e calça jeans – e cabelos penteados ou amarrados para as mulheres – entram em cena para criar uma sensação de comprometimento.

Avisando a família

Os problemas que Giuliana vive com a família e o síndico, segundo Pinheiro, são o principal “ladrões de foco” quando se faz home- office. “As distrações mais comuns são causadas pelo ambiente familiar, com filhos, mãe, sogra. A pessoa está trabalhando em casa, mas as pessoas que moram com ela não sabem”, diz.

A solução é explicar que está trabalhando, que é preciso entregar o que foi pedido, da mesma maneira que se faz no escritório, e que, por isso, a pessoa precisa de tranquilidade. Comunicar os horários estipulados e pedir que os outros membros da família respeitem o espaço reservado ao trabalho também é necessário.

Outro inimigo do foco é o telefone. “As pessoas vão continuar ligando, então o ideal é usar um número diferente para o trabalho. O porteiro também pode interfonar, então a recepção do prédio deve saber que a pessoa está trabalhando e não deve ser incomodada”, orienta Pinheiro.

Para trabalhar em casa com eficiência

  • Arrume um canto tranquilo para trabalhar e o mantenha livre de bagunça e distrações
  • Tenha horários para trabalhar, comer e descansar, e não deixe as metas e listas de afazeres de lado
  • Prepare-se para o trabalho se arrumando ou fazendo exercícios de concentração
  • Na medida do possível, separe sua vida pessoal do trabalho. Se você vive com outras pessoas, informe sua rotina de trabalho e peça compreensão e tranquilidade

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia