Minha Área

Festeje sem se enforcar

8 de Novembro de 2013

Publicado em Meu bolso por Minha Área | Nenhum comentário

Saiba como não se enrolar com o dinheiro na hora de preparar as comemorações de Natal e Réveillon

O final do ano está chegando e, com tantas festas, confraternizações e trocas de presentes, muita gente termina o período da forma que não deveria: com dor no bolso. A saída para evitar problemas como endividamento e necessidade de se reduzir o orçamento do início do ano – época em que aparecem gastos como IPTU, rematrícula escolar e reajustes – é planejar os gastos, fazendo comemorações que caibam no bolso.

“Para termos fartas festas de fim de ano sem gastarmos muito, o fundamental é o planejamento”, orienta o economista Rodrigo Corazza, especialista em Gestão Financeira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Confira nossas dicas para preparar uma ceia de Natal, garantir presentes e organizar um amigo-secreto em casa sem que haja aperto financeiro.

Ceia sem pesar

A dona de casa Gisela Franco Campos, assim como boa parte dos consumidores, não consegue seguir à risca as recomendações dos especialistas em finanças. “Por falta de tempo não costumamos fazer pesquisa de preços aqui em casa e acabamos comprando muita coisa de última hora”, conta ela.

Apesar da falta de planejamento, a busca por opções que caibam nas possibilidades da família está presente.

“Sempre procuramos economizar com a ceia de Natal e também nos presentes”, esclarece Gisela. Essa atitude conta muito, já que tudo começa na combinação entre uma boa festa e o dinheiro disponível. A primeira regra é não se comprometer gastando acima do que pode. Caso o dinheiro esteja apertado, a saída é fazer adaptações.

A economia pode vir de atitudes bastante simples. Para a ceia, por exemplo, deve-se preparar ou encomendar os pratos na quantidade necessária, para evitar desperdícios.

“É importante é contabilizar o número de pessoas que comparecerão ao jantar, para que as porções sejam adequadas à quantidade”, orienta Corazza. Outra ideia é fazer uma ceia colaborativa, pedindo que cada convidado leve algum prato. Dessa forma os gastos são distribuídos.

“Uma ceia colaborativa é uma ótima ideia, mas é importante definir o que cada um deverá levar antes, para evitar que as pessoas levem pratos iguais”, comenta o especialista. A ideia vale para festas de família, entre amigos e até em empresas.

Hora dos presentes

Um dos momentos mais aguardados nessa época é a troca presentes. Aqui, a regra também é planejar, ter um orçamento, pesquisar preços e só então ir às compras. Mas se mesmo assim não for possível presentear a todos se pode lançar mão de soluções criativas.

“Quando temos condições de presentear é muito gostoso. Mas se não é possível presentear a todos, considere presentes que podem ser apreciados coletivamente, como bolo ou brigadeiros, por exemplo”, sugere ele.

Mas como deixar convidados sem presente pode ser considerado algo desagradável, a brincadeira de amigo-secreto pode salvar a noite.

“Um amigo secreto é uma das saídas mais elegantes para economizar e evitar o desconforto de não poder presentear todos os presentes”, aponta Rodrigo. Garantir a participação de todos é uma tarefa que exige cuidado.

“É importante conhecer a situação dos envolvidos na brincadeira para que o valor máximo a ser estipulado possa ser confortável para todos. Afinal, as festas de fim de ano são motivos para união, não discórdias”, destaca o especialista.

Comprando e presenteando com cuidado

  • Confira no seu orçamento o quanto pode gastar e faça uma lista do que precisa comprar. Pesquise preços, mesmo que seja via internet, para encontrar as opções mais em conta, sem estourar a sua verba
  • Se necessário, corte itens e faça adaptações. Vale trocar de marcas e de produtos e lançar mão de soluções criativas na hora de presentear
  • Ceias colaborativas e amigo-secreto são formas de distribuir os custos entre os convidados de uma festa
  • Não compre por impulso e dê preferência às compras à vista
  • Faça tudo com mais antecedência possível

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia