Minha Área

Crianças em férias; pais nem tanto

3 de Julho de 2013

Publicado em Comportamento por Minha Área | Nenhum comentário

Recesso escolar de julho deve ser bem organizado, para que pais e filhos consigam aproveitar da melhor forma o descanso

Julho é mês de férias escolares e também um período que causa certa preocupação para os pais, que precisam entreter as crianças durante o tempo em que estão longe das aulas.  E como nem sempre as férias dos pequenos coincidem com as dos adultos, é preciso usar a criatividade para aproveitar o tempo em que estão juntos e também propor atividades que as crianças possam fazer dentro do apartamento.

A psicopedagoga Maria Rocha defende que o período de férias deve mostrar claramente para a criança que a sua rotina está sendo quebrada.

“É uma forma de motivar. Durante o período de férias é importante também que a criança amplie suas relações sociais com as crianças vizinhas e com familiares mais distantes, como tios e primos.”

Para Maria, o período marca a possibilidade de a criança ter participação mais efetiva nas decisões sobre passeios e atividades, mesmo quando feitas em casa.

“Pode-se perguntar para a criança se ela quer ajudar a preparar um bolo ou sugerir uma ida até a livraria para que ela escolha os próximos livros para a hora da leitura”, sugere.

Os familiares que tiverem tempo também podem aproveitar esses dias mais tranquilos para ensinar brincadeiras lúdicas.

“Os pais ou avós podem usar esse tempo em que a criança não tem que ir para a escola para ensinar versinhos, músicas ou brincadeiras que não são tão comuns hoje.”

Tempo compartilhado

Quem precisa trabalhar normalmente durante as férias escolares dos filhos pode tentar arrumar uma brechinha para compartilhar um dia de labuta junto com a criança.

Arthur Castilho Bezerra tem sete anos e está de férias do colégio há quase duas semanas. Os pais são professores de educação física, e a solução encontrada para preencher os horários vagos durante as férias foi levá-lo junto para a academia em determinados dias.

Durante as aulas de capoeira, o garoto encontra tanto uma atividade para praticar quanto uma oportunidade de passar mais tempo com o pai.

“Ele tem limite para o uso do computador e do videogame. Durante as férias, ele só pode jogar até duas horas por dia”, conta Marcelo Bezerra, pai do Arthur.

Liberdade na medida certa

Apesar de ser um período para quebrar certas rotinas, a  psicóloga do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Carolina Agustinelli Primo, afirma que muitos pais encontram dificuldades para impor e manter os limites durante as férias sem gerar frustrações, e é preciso atenção a isso.

“Quando pai ou mãe tem essa postura, acaba sem querer passando a mensagem de que não tem capacidade de lidar com a frustração, o que interfere na capacidade dos filhos em tolerar a contrariedade necessária para o desenvolvimento das pessoas.”

As duas especialistas acreditam, por exemplo, que não se devem alterar drasticamente as regras de alimentação, ainda que sejam aceitáveis alguns exageros em um momento ou outro das férias.

“Os pais podem perguntar o que a criança quer jantar ou fazer algo diferente como realizar uma das refeições em uma padaria ou ir a pé com ela a uma lanchonete da região em que mora”, sugere Maria Rocha.

Para a psicóloga Carolina, o importante é que a alimentação saudável seja mantida na maior parte das refeições, mas a família pode trocar os pratos típicos do dia a dia por outros que agradem mais a criança. O importante é buscar o equilíbrio.

Afrouxando um pouco as regras

  • Os pais podem reservar uma tarde para assistir com os filhos os seus desenhos favoritos. Se não der durante a semana, vale no sábado ou no domingo
  • Desenhar é uma atividade que sempre agrada as crianças. Combine com ela alguns desenhos e depois crie uma pequena exposição para todos da família
  • Mantenha certos limites durante o ano todo. Durante as férias, alguns acordos podem ser refeitos, mas não se deve fugir totalmente das regras

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia