Minha Área

Fechando a conta sem prejuízo

16 de Abril de 2013

Publicado em Aspectos Legais por Minha Área | Nenhum comentário

Devolver o imóvel alugado ao proprietário requer cuidados semelhantes aos tomados no início do contrato

A vistoria feita no inicio e no final de um contrato de aluguel é algo importante tanto para o locador quanto para o locatário. Cada imobiliária adota a forma que lhe parece mais adequada para atender seus clientes.

São muitas as que optam em fotografar o imóvel antes da entrega das chaves ao locatário e fazer um relatório por escrito da estrutura do imóvel no ato do fechamento do contrato.

“A vistoria mostra o estado de conservação. Se o imóvel foi entregue pintado, por exemplo, o locatário deve refazer a pintura ao devolvê-lo”, explica Roseli Hernandes, diretora de uma imobiliária paulistana.

O comerciante Jeisom Moço conta que já morou em imóvel alugado duas vezes: a primeira quando ainda morava com os pais e a segunda durante seu casamento.

Muita atenção ao contrato

“Lembro-me que meu pai teve de pintar novamente o imóvel ao devolvê-lo, mas no meu caso não foi preciso, porque, ao alugá-lo, ele não estava pintado”, explica.

Mesmo quando a vistoria não é feita, há imobiliárias e proprietários que cobram manutenções básicas do imóvel devido ao tempo de uso.

“Não houve vistoria na entrega das chaves, mas tive que pintar ao devolver. Na hora da locação faltou deixar claro alguns pontos sobre consertos e reparos, e sobre quem arcaria com as despesas”, alerta o supervisor de compras Clayton Santos.

Ficar atento a todos os detalhes do contrato é importante principalmente na hora de devolver o imóvel.

“É sempre preciso ter cuidado com o que está no contrato. Quando existe o depósito, se houver qualquer tipo de dano, o valor dele cobre. Já se tudo estiver nos conformes o valor é devolvido com correção monetária ao locatário”, complementa Roseli.

Retire seu nome das concessionárias

Ao devolver o imóvel é importante também que o locatário entre em contato com as concessionárias de energia, água e gás encanado, para solicitar o corte e a transferência de nome.

“O locatário não deve se esquecer desse procedimento. A transferência pode ser feita para o nome do proprietário ou para quem a imobiliária indicar”, explica Roseli.

Fique atento na hora da entrega

  • Ao devolver, solicite um comprovante de entrega das chaves
  • Todas as contas devem estar em dia: água, luz, gás, aluguel e condomínio
  • Deterioração causada por tempo de uso, como um piso desbotado, não pode ser cobrada do locatário

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia