Minha Área

Espírito natalino com criatividade

16 de Dezembro de 2014

Publicado em Arquitetura e Decoração por Minha Área | Nenhum comentário

Foi-se o tempo em que apenas laços e bolas enfeitavam as árvores de Natal. Dá para inovar. Nós mostramos como

Que o Natal é a época do ano em que as pessoas mais gostam de enfeitar a casa, não se pode negar. Quando o mês de novembro dá as caras, as lojas já estão preparadas para a festa, com árvores, luzes e diversos enfeites para ninguém fazer feio ao bom velhinho. Mas como dar um toque especial à árvore que vai decorar o apartamento nesta época?

Por muito tempo, o verde, vermelho, prata e dourado coloriram os enfeites, que tinham como temas o Papai Noel, o trenó e muita neve. Para a tradicional árvore de natal, que poderia ser um pinheiro natural ou artificial, bolas, laços e sinos incrementavam a decoração finalizada por uma estrela ou um belo laço no topo. Hoje em dia, porém, vale a pena incrementar a decoração, criando temas e uma paleta de cores para todo o décor natalino.

De acordo com Célia Mineiro, assessora e consultora de festas, a dica é prestar atenção às tendências o ano todo não apenas na internet, como em roupas e acessórios. Para este Natal, o romântico-vintage está com tudo. E a cor-chefe, pode-se assim dizer, é o azul Tiffany – um azul-claro especial.

Como escolher o tema

Ao observar as tendências, as ideias acabam surgindo. Mas o importante é pensar em temas comuns e que agradem a todos. Uma sugestão é decorar a árvore de natal com as fotos dos familiares.

Dá para mandar fazer, por exemplo, bolas de acrílico com as fotos dentro ou revelar as fotos e colocá-las numa base de EVA. Quem gosta de revigorar as memórias pode usar na decoração o sapatinho de todos os membros da família quando eram crianças.

Bruna Santos, balconista de uma loja em São Paulo, diz que gostaria de montar uma árvore da linha do tempo. Para ela, a data remete à história da família, então teria todas as etapas. “Desde a minha mãe grávida, nossa infância, até os dias de hoje”, acrescenta.

Ideias luminosas

Dá para decorar a árvore de muitas formas criativas sem gastar demais. Os apaixonados por animais, por exemplo, podem juntar os lacinhos e gravatinhas que eles recebem do Pet Shop quando tomam banho para dar um toque especial.  E quem gosta de muita cor e prefere inovar pode colocar fitas coloridas nos galhos. Além de ser mais econômico, tem um efeito belíssimo.

Colocar caixinhas com mimos nos galhos da árvore e nomeá-las é outra dica para quem quer surpreender os convidados. Você escolhe o momento e fala para a pessoa ir até a árvore pegar sua caixinha.

“Também é importante que os enfeites estejam em harmonia. Desde a guirlanda, até as luzes e o porta-guardanapos. Atente-se também às cores para que estejam em cada objeto, mostrando carinho à família por meio do preparo de cada detalhe”, enfatiza Célia Mineiro.

Enfeite a casa

  • Antes de comprar ou fazer qualquer enfeite, pense nas cores e no tema
  • Feito isso, compre os enfeites que precisar e faça alguns, com plumas, laços, flores, ferro para pintar
  • Pense em todos os detalhes. Não é apenas a árvore que chama atenção. Até o prendedor do guardanapo na mesa pode surpreender
  • Aproveite a data e o ano inteiro com a família e os amigos

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia