Minha Área

Espaço vago pode virar dinheiro

30 de Abril de 2014

Publicado em Meu bolso por Minha Área | Nenhum comentário

Saiba como é possível utilizar aquele cômodo vago, ou mesmo o apartamento vazio, para ganhar receita extra

Em algumas ocasiões cresce a demanda por hotéis, pousadas e hospedagens em geral. É o caso da Copa do Mundo, que acontece a partir de junho no Brasil e deve movimentar bastante os locais nos quais haverá jogos.

Nesta época, os altos preços cobrados e a grande procura acabam deixando uma brecha para serviços já conhecidos como o air bnb (www.airbnb.com.br), site em que é possível oferecer o imóvel – ou parte dele, como um quarto, por exemplo – para aluguel em determinado período.

É uma forma de ganhar dinheiro usando um espaço que está vago no apartamento ou até mesmo o apartamento inteiro se você não estiver vivendo nele por aquele período. Mas é preciso seguir algumas regras, assim como acontece quando se resolve hospedar alguém por algum tempo sem que esta pessoa seja considerada morador.

Regras de uso

Para começar, apesar dos direitos sobre o imóvel serem dos donos, é preciso seguir as regras relacionadas ao uso do condomínio. Quando alguém aluga seu apartamento para outras pessoas, seja por muito ou por pouco tempo, deve explicar os direitos e deveres impostos a quem ocupa o lugar. O uso das áreas comuns, por exemplo, precisa ser avaliado.

“Em geral, quando a permanência supera os seis meses, é possível liberar o uso de espaços como academia, sala de jogos e piscina. Se dura menos de três, a pessoa é considerada apenas um visitante como qualquer outro que chega para passar as férias, mas é claro que tudo depende muito da convenção de cada lugar”, explica o administrador de condomínios Antonio Jorge Neto.

Não se deve esquecer, portanto, de checar todas as regras do condomínio antes de colocar o apartamento à disposição de outras pessoas.

Opção para brasileiros e estrangeiros

O gerente de marketing Rupert Berhmann costuma utilizar esse tipo de serviço quando viaja pelo Brasil e acredita que pode ser uma ótima opção para a época da Copa.

“É muito bom porque você consegue alugar o imóvel do jeito que quer, na localização que pode conferir no site e com as recomendações de quem já alugou. Para uma família costuma sair muito mais barato do que um hotel, e você paga diretamente para o site, que paga o dono do apartamento”, explica ele, que já alugou apartamentos no Rio de Janeiro e Florianópolis quando a mãe, que mora na Europa, veio passar uns dias no Brasil.

Para disponibilizar seu cômodo ou apê

– É preciso cadastrar-se no site do serviço. No airbnb o anfitrião não paga nada para entrar, apenas 3% do valor na finalização de uma reserva

– É possível anunciar desde quartos compartilhados até apartamentos inteiros

– Você pode escolher se aceita ou não a reserva e trocar mensagens antes com os potenciais hóspedes para conhecê-los

– Os hóspedes são estimulados a deixar depoimentos sobre o imóvel e o anfitrião, o que ajuda outros hóspedes na hora de escolher o local


Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia