Minha Área

Espaço extra para situações especiais

15 de Maio de 2015

Publicado em Arquitetura e Decoração por Minha Área | Nenhum comentário

Para guardar de documentos a móveis, o serviço chamado “self estorage” tem tamanho e preço para todos os gostos e necessidades

Você está em meio a uma reforma, se mudou para um apartamento muito menor ou, ainda, vai passar um tempo fora do País. Em situações assim é natural que uma das preocupações seja o que fazer com o que não cabe mais nem na residência e nem na sua vida – ao menos temporariamente, já que a ideia é guardar, e não jogar fora. Neste caso, uma alternativa pode ser o self storage.

De acordo com a Asbrass (Associação Brasileira de Self Storage), “self storage é a atividade caracterizada pela locação de unidades autônomas (box) para a auto gestão na guarda e organização de qualquer tipo de bem (móveis, objetos, documentos, estoques, coleções etc)”. A Associação informa que este segmento, cuja inspiração veio dos Estados Unidos, cresce cerca de 5% ao ano no Brasil, e que qualquer pessoa ou empresa pode alugar um box. Os tamanhos variam bastante, entre 1 m² e 100 m², assim como o preço.

 Os mais procurados

Uma das empresas de self storage é a Good Storage, que tem boxes entre 1 m² e 80 m². “Os mais procurados por pessoas físicas estão entre 1 m² e 9 m².

Esses tamanhos são perfeitos para receber objetos pessoais, documentos e mobília durante uma reforma, ou móveis e eletrodomésticos durante a mudança, por exemplo. Alguns casos são de clientes que se casam e optam por não levar todos os pertences para o novo apartamento, mas nem por isso querem se desfazer, então guardam em um box. É a extensão da moradia. Alguns trocam móveis e objetos de decoração, os colocam à venda, e guardam no box até que consigam vender”, explica Thiago Cordeiro, CEO e sócio da GoodStorage. Ele também afirma que esse conceito já é muito difundido e utilizado nos mercados americano, europeu e asiático.

Como funciona e quanto custa?

Normalmente o usuário recebe uma senha de acesso ao local e uma chave, a qual somente ele tem acesso. Na Good Storage, há segurança 24 horas, além de seguro para os objetos. Os contratos são mensais e se renovam automaticamente, ou seja, quem decide por quanto tempo utlizará o espaço é quem contrata.

Com relação aos valores, vale a pena pesquisar, pois as empresas costumam oferecer facilidades e promoções. Algumas delas oferecem cotações online para facilitar o trabalho. “Na GoodStorage temos boxes a partir de R$ 74 (um box de 1 m²). Já um box de 6 m², muito procurado, está a partir de R$ 326”, conta Cordeiro.

Outra empresa de SelfStorage é a MetroFit. Em seu site é possível assistir aos vídeos que simulam o que cabe em cada box. Assim, você pode ter ideia do tamanho mais adequado para sua necessidade. Muitas vezes, um box que parece pequeno demais, pode acomodar o que é preciso, por isso vale a pena se informar e simular antes de contratar.

Quando vale a pena

  • Se você está reformando o apê e precisa guardar móveis e objetos temporariamente
  • Se você se mudou para um apartamento muito menor, mas não quer se desfazer de coleções especiais ou equipamentos esportivos que só usa esporadicamente
  • Se ficará um tempo fora da cidade ou país e precisa devolver o apartamento alugado
  • Se tem objetos para vender, mas não tem espaço para eles onde mora

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia