Minha Área

Eletricidade: cuidado com a voltagem

31 de Janeiro de 2013

Publicado em Manutenção por Minha Área | Nenhum comentário

Tabela de carga orienta distribuição de tomadas elétricas e mostra quantas de cada voltagem é possível ter no apartamento

Você sabia que existe um limite de tomadas de 220 volts para cada apartamento e que não se pode simplesmente chamar um eletricista e realizar mudanças a torto e a direito na voltagem?

Pois é: esta limitação existe e acontece para evitar sobrecarga e possíveis transtornos na rede elétrica. Trata-se de uma medida de segurança que deve ser acatada ao pé da letra.

Como funciona

Qualquer condomínio possui uma caixa de distribuição de energia elétrica que é responsável por abastecer todas as unidades do empreendimento. A capacidade dessa caixa varia de acordo com a região e com o condomínio.

Antes de se mudar ou fazer a compra de novos eletrodomésticos, vale a pena consultar a distribuição da voltagem das tomadas de seu novo imóvel, pois nem sempre dá para fazer grandes mudanças depois.

“Ao adquirir um apartamento existe a necessidade de se verificar a capacidade de suporte da rede de distribuição da unidade, bem como a tensão disponível”, aconselha o engenheiro elétrico da AES Eletropaulo, Emerson da Silva Ribeiro.

Normas técnicas

Ao construir ou reformar um empreendimento também é importante observar se as normas técnicas definidas pela ANBT estão sendo cumpridas.

“A distribuição de tomadas em apartamentos deve ser projetada e executada de acordo com os requisitos contidos na norma brasileira 5.410 da ANBT”, complementa Ribeiro. A norma brasileira 5.410 é um completo guia explicativo para instalações elétricas.

E se a quantidade de tomadas na voltagem de 220 volts não for suficiente para atender as necessidades do morador? Neste caso deve-se solicitar uma analise técnica. É ela que mostrará se é possível realizar a troca de voltagens.

“A possibilidade de troca deve ser verificada com base na elaboração do projeto de distribuição interna de energia do empreendimento para cada unidade de suas dependências. Neste processo levam-se em conta as normas das concessionárias e da NBR, que preveem os equipamentos e suas potências de consumo elétrico”, conclui Ribeiro.

De olho nas tomadas e na voltagem

  • Verifique antes de se mudar como estão distribuídas as tomadas e suas respectivas voltagens
  • Não realize trocas de voltagem antes de consultar a administração do prédio e a concessionária de energia elétrica
  • A maioria dos empreendimentos possui uma tabela de cargas que pode ser utilizada pelo comprador ou locador
  • Caso tenha dúvidas, procure sempre um profissional da área que possa ajudar a esclarecê-las

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia