Minha Área

Descanso planejado

12 de Julho de 2013

Publicado em Meu bolso por Minha Área | Nenhum comentário

Adequar o plano desejado às possibilidades financeiras da família é o roteiro de viagem ideal para aproveitar bem as férias

Muitos pais aproveitam o recesso escolar para sair um pouco de casa e pôr em prática os projetos de viagens e passeios em família. Mas para que a volta à rotina não seja marcada por nenhuma herança negativa das férias, é fundamental que se faça o planejamento financeiro dessa temporada de descanso.

“A questão não é deixar de aproveitar, mas planejar para depois não ter dor de cabeça, não voltar com o orçamento comprometido”, explica Aline Rabelo, coordenadora do portal Investmania.

Passagens, hospedagem e roteiros devem ser planejados com antecedência, levando sempre em conta os desejos da família e o orçamento disponível.

Guardar dinheiro, não levar cartão de crédito para evitar descontrole de gastos e utilizar recursos como milhas aéreas e cupons de desconto ajudam a fazer uma viagem que não cause desfalques na conta do banco.

Planos x realidade

A publicitária Luciana Sato é especialista em viagens de férias. Criadora do blog Viaje com a Lu, ela já viajou muito sozinha, em casal e com amigos. Agora, é o filho Vitor, de um ano, quem ela leva nos passeios.

Segundo Luciana, a viagem em família é algo que exige planejamento mais rigoroso.

“Antes eu costumava acampar, ir para lugares bem simples e não me importava em comer lanches rápidos e econômicos, mesmo em viagens fora do Brasil. Depois que o Vitor nasceu e passamos a viajar em família as coisas mudaram. Escolhemos hotéis com melhor infraestrutura e passamos a dar mais valor para conhecer uma culinária local, por exemplo, porque isso faz parte da tradição, do ritual da viagem”, diz.

Saber do que você e a sua família precisam e querem é o ponto de partida para a elaboração do planejamento. O desafio é conciliar o ideal com a capacidade financeira – ou seja, é preciso ter claro, desde o começo, o quanto se pode gastar.

“Falando em férias, muitas vezes estamos falando em realização de sonhos. Por isso é importante fazer uma boa pesquisa sobre o lugar, para não ter nenhuma frustração ou, na hora de voltar, estar com o orçamento estourado”, explica Aline.

Pesquisa é o segredo

Coloque na ponta do lápis com o que você irá gastar: transporte, hospedagem, alimentação, compras de lembrancinhas. Deixe também uma reserva para imprevistos. A partir daí, o segredo é pesquisar bem.

“Pesquise sobre o lugar e possíveis preços. Procure informações na internet. Por exemplo, você pode estar planejando jantar em um restaurante famoso, mas vale a pena ler resenhas de quem já foi e ver se realmente vale a pena e se é a melhor opção”, exemplifica a especialista.

Para adquirir as opções mais em conta também vale a pena ficar de olho em sites de compras coletivas, que costumam trabalhar com hotéis e restaurantes, e utilizar milhagens de companhias aéreas.

É o que Luciana costuma fazer. “Vamos viajar agora para o nordeste. Será alta temporada, mas compramos as passagens antecipadamente com milhas. Também fiz cotação de preços em hotéis e descobri um que dava um desconto de 35% se ficássemos três dias em vez de dois. Ou seja, mudamos um pouco o foco, mas ainda assim acho que com uma boa pesquisa é possível viajar em família de forma com que caiba no orçamento”, conta.

Faça as malas

  • Trace objetivos claros e tenha em vista o quanto da sua renda pode ser comprometida com a viagem
  • Pesquise muito e busque alternativas que tornem a viagem mais barata, como cupons de desconto e promoções
  • Evite se endividar para pagar a viagem e levar cartão de crédito. Compras por impulso são mais raras quando se carrega dinheiro em espécie

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia