Minha Área

Criatividade dentro das regras

16 de Outubro de 2015

Publicado em Arquitetura e Decoração por Minha Área | Nenhum comentário

Na hora de modificar a varanda do apartamento, além dos aspectos estéticos valem as leis do condomínio

As varandas estão ganhando cada vez mais destaque nos condomínios, principalmente depois que as chamadas “varandas gourmet” passaram a ser uma tendência. Mas não é simplesmente a vontade do morador que determina como pode ficar a varanda.

Varanda

Nem todos sabem, mas, antes de qualquer modificação, é preciso entender detalhadamente as regras internas do condomínio.

Com relação ao envidraçamento, segundo Gabriel Karpat, diretor de uma administradora de condomínios, a padronização é uma alternativa encontrada para que modificações não alterem a fachada. As regras são aquelas estabelecidas na convenção de cada condomínio e precisam ser aprovadas por 2/3 dos condôminos. “Algumas convenções, inclusive, proíbem expressamente o fechamento das varandas”, explica Karpat.

Se o condomínio quer liberar o envidraçamento, mas se preocupa com as alterações na fachada, uma solução é determinar detalhadamente o que pode ou não ser feito.

A gerente administrativa Jaqueline Granito argumenta que, após determinados os procedimentos administrativos, para não caracterizar alteração de fachada, o envidraçamento da varanda deverá utilizar material translúcido, com especificações, inclusive, da cor dos caixilhos, número de folhas, tipo de cortina que poderá ser utilizada, troca de lustre e até coloração no caso de o morador desejar pintar as paredes internas.

Segurança ao envidraçar – Uma vez que as alterações estéticas sejam determinadas, o próximo passo é a contratação de um engenheiro civil para uma avaliação prévia estrutural do edifício, inclusive com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica de Obras e Serviços), uma vez que os vidros devem ser específicos para este fim e ter menos peso. “Com isso, é preciso obter o projeto técnico que será discutido e votado na assembleia geral especifica”, explica Granito.

Qualquer modificação da varanda que não esteja relacionada ao envidraçamento deve ser aprovada por unanimidade em assembleia. “Deve ainda ter o aval da incorporadora, que detém a os direitos autorais do projeto”, finaliza Karpat.

Ou seja, realmente não basta querer realizar uma transformação neste local. É preciso que o morador se informe muito bem antes de realizar qualquer mudança.

Valorizando o espaço – Estando por dentro das regras e ciente de todas as alterações permitidas, o morador pode dar uma repaginada na ambientação da varanda mudando apenas a decoração ou usando o espaço de modo criativo.

A arquiteta Pricila Dalzochio afirma que é possível integrar melhor a varanda com a sala, colocando-se a mesa de jantar no terraço e liberando espaço na sala para outras atividades. “Sugiro que o terraço seja um local de relaxamento e convívio entre família e amigos”, diz.

Outra sugestão é plantar uma horta no terraço para ter sempre à mão temperos frescos e saborosos. E para quem tem animal de estimação, a ideia é criar um espaço espacial, que pode ter até grama plantada em uma caixa de madeira.

Ambientando o espaço

  • Para transformar a varanda em uma área relaxante, opte pelo uso de bancos de madeira, vasos grandes, poltronas de vime com almofadas coloridas e pufes.
  • Para o piso, o ideal é utilizar um material de fácil limpeza, como porcelanato ou pedra, mas sempre com estética mais sofisticada por se tratar de uma área social.
  • Caso o prédio tenha duto de chaminé, pode-se usar a varanda para guardar uma churrasqueira e criar uma “ilha gourmet” com chopeira, frigobar e até adega.
  • Preocupe-se com os detalhes na hora de comprar algo para a varanda. Colocar um forno de pizza em uma varanda muito pequena pode não ser uma boa ideia.
  • Lembre-se também que qualquer modificação que possa alterar a fachada externa, como envidraçamento, presença de cortina, substituição de lustre e até pintura na parede requer autorização e precisa estar dentro das regras do condomínio estabelecidas em assembleia.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia