Minha Área

Contra males do inverno

23 de Julho de 2013

Publicado em Saúde e bem-estar por Minha Área | Nenhum comentário

Entre outros benefícios, as combinações da aromaterapia ajudam o sistema imunológico a ficar mais forte

A estação mais fria do ano já chegou e, com ela, vem a necessidade de cuidar ainda mais da saúde para prevenir doenças típicas do inverno. Estar com a imunidade em dia é fundamental, e a aromaterapia, técnica que usa como base os compostos extraídos das plantas, pode ajudar.

Segundo a aromaterapeuta Sâmia Maluf, o tratamento realizado com o uso de aromas é antigo, mas foi redescoberto na década de 1930 pelo perfumista francês Renée Maurice Gatefosse, que, após sofrer um acidente em seu laboratório, conseguiu cicatrizar  ferimentos na mão usando lavanda.

Os benefícios são amplos. “As fragrâncias dos óleos essenciais percorrem um longo caminho no organismo, passando pelo sistema nervoso central e pelo sistema límbico, que controla as emoções”, explica Maria Aparecida das Neves, diretora no Brasil da Tisserand, marca especializada em aromaterapia.

Inverno sem gripe

Para ficar livre dos resfriados e melhorar a imunidade, a combinação certa de óleos para a estação é tomilho, tea tree e laranja.

“Coloque cinco gotas destes óleos essenciais em um aromatizador. Se preferir inalar no banho coloque apenas três gostas de cada”, explica Sâmia.

Ela afirma que a combinação une as ações isoladas de cada óleo. “O óleo essencial de tomilho tem ação antisséptica e age como revitalizante natural; o tea tree é fungicida, bactericida, emoliente, anti-inflamatório e cicatrizante; e o óleo essencial de laranja é um tônico para todo o corpo.”

Diversas formas de uso

Além da inalação por meio de um aromatizador, os óleos essenciais podem ser usados em massagens e até diluídos em álcool para limpeza do ambiente.

“Para quem tem criança, uma boa forma de usar o tratamento no apartamento ou em áreas comuns, como a brinquedoteca, é diluir uma quantidade do óleo em álcool e passar nos móveis e pisos”, sugere Sâmia.

Muitos produtos à disposição no mercado já vêm prontos para o uso. No caso da Tisserand, o carro-chefe da marca são as sinergias de óleos em formato roll-on, que podem ser aplicados em diversas partes do corpo.

“Todos os produtos são elaborados com ingredientes orgânicos e 100% naturais. Utilizamos óleos voláteis, chamados óleos essenciais, que são produtos puros extraídos de flores, folhas, bagas, gramíneas, raízes, sementes, cascas, frutos e ervas”, explica Maria Aparecida.

Sem contraindicação

Não é preciso receita médica para experimentar ou utilizar a aromaterapia, mas existem profissionais especializados que podem orientar com relação à forma de uso e combinação mais eficaz.

“Normalmente, as farmácias de manipulação contam com profissionais qualificados, mas quem deseja contar com a ajuda profissional pode buscar um médico homeopata ou os próprios aromaterapeutas”, finaliza Sâmia.

Mais aroma em sua vida

  • Os óleos essenciais são encontrados em diversas farmácias de manipulação
  • É possível fazer uso dos benefícios através de inalação via aromatizador, massagens e até ao limpar o ambiente
  • Peça auxílio a profissionais especializados para saber quais as melhores combinações de acordo com o caso

Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia