Minha Área

Computador protegido

30 de Agosto de 2013

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Conheça os componentes fundamentais para que sua ferramenta de trabalho em casa não deixe você na mão

Quem trabalha em casa normalmente não conta com a ajuda de um especialista para resolver problemas relacionados ao computador, por isso é muito importante garantir previamente algumas regras de segurança. Quedas de energia, por exemplo, podem não apenas causar a perda de um documento, mas  danos ao equipamento, por isso é preciso contar com um nobreak e um estabilizador.

“A função do nobreak é garantir o funcionamento do computador ou de qualquer dispositivo a ele conectado no caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Desta forma, o usuário conta com um tempo de funcionamento extra para salvar o seu trabalho e fazer um desligamento seguro”, explica o técnico em Tecnologia da Informação e Redes de Computador, Vladimir Magalhães.

No caso do estabilizador, Magalhães afirma que sua principal finalidade é manter estável a tensão elétrica dos aparelhos conectados a ele.

“O estabilizador mantém a rede de energia entre 110 v e 220 v, o que permite que, mesmo que aconteça uma oscilação de força da rede elétrica, os aparelhos eletrônicos não recebam essa carga de energia, já que ela se concentra no estabilizador”.

Nem todo mundo se preocupa com a segurança do computador. É o caso da empresária Rosana Spirandeli, que não sabe qual é a função do nobreak e do estabilizador e já perdeu um trabalho realizado em função disso. Ela afirma, porém, que fica atenta para desligar o computador corretamente. “Clico primeiro no icone desligar e depois desligo”.

Tomadas no padrão

Para garantir mais segurança, a norma NBR 14.136 determina que, desde janeiro de 2010, todos os aparelhos elétricos e eletrônicos possuam tomadas e plugues conforme o novo padrão, ou seja, com três pinos, sendo um deles o conhecido “terra”.

“As novas tomadas ficam recuadas em relação à face externa do espelho e existe um encaixe de plugue na tomada que evita o contato com as partes vivas do circuito  e consequente choque elétrico”, diz Magalhães.

Há quem retire o terceiro pino para que o plugue se encaixe em tomadas mais simples, mas o ideal é adquirir um adaptador.

“Esse pino é determinado para não haver descarga de energia na parte metálica dos aparelhos, ocasionando dano ao equipamento ou um pequeno choque elétrico no usuário. Mas se não houver um devido aterramento ele não servirá para nada”, conclui.

Reforço na segurança

  • Ao acessar seu e-mail, sua conta em um site de comércio eletrônico, internet banking ou qualquer outro serviço que exija nome de usuário e senha, clique no botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente
  • Atualize o antivírus e o sistema operacional
  • Cuidado com downloads – baixar arquivos da internet, ou mesmo de e-mails de pessoas desconhecidas
  • Faça backup de tudo em um pen drive ou HD externo
  • Invista em um nobreak ou estabilizador

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia