Minha Área

Clientes, só no escritório

26 de Novembro de 2012

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Quem trabalha em home office e precisa receber clientes em casa deve ter um ambiente específico dedicado às reuniões

Que home office é uma tendência do atual mercado de trabalho, todo mundo sabe. Tanto autônomos quanto funcionários e colaboradores transferem seus escritórios para um canto do apartamento, com a vantagem de poder usufruir de uma vida mais calma e sem ter que encarar trânsito todo dia. Na maioria das vezes o computador é a peça chave da rotina, mas há profissões que exigem o contato constante com o cliente. Nesses casos, receber parceiros em casa passa a fazer parte do cotidiano. E qual a melhor forma de fazer isso? De um lado, o conforto do lar; de outro, a formalidade da relação com o cliente. Qual lado deve predominar no ambiente?

Segundo a designer de interiores Marli Rodrigues, de Brasília, a resposta é “trabalho”. Nada de receber um contato profissional na sala de estar, jantar ou cozinha – por mais bem arrumados que tais cômodos estejam. “Quando se fala em cliente, não é um amigo. Tem que ter um espaço reservado, mais formal, que imprima um ar de segurança, de responsabilidade”, afirma Marli. Receber pessoas naquele cantinho que você usa de home office, onde só há espaço para sua escrivaninha e uma estante, faz com que você perca alguns pontos logo de cara.

Ambiente separado

A dica é pegar um cômodo da casa, de preferência a melhor suíte, que já tenha um banheiro para o uso do cliente, e usá-la como escritório. Assim, a casa continua com cara de lar, e as conversas profissionais acontecem a portas fechadas. “É muito importante que você delimite e reserve um espaço para o desenvolvimento do seu trabalho profissional. Se preciso, isole qualquer tipo de barulho para que não interfira no ambiente. Condicione-se a só pensar no trabalho neste local”, recomenda a consultora de RH da Catho, Kátia Nascimento.

O home office deve ser dedicado somente ao trabalho – ao invés de servir também como quarto de hóspedes ocasional, por exemplo. Afinal, a prioridade é o aspecto profissional. “Não pode decorar para o hóspede ter mais conforto. O seu cliente é que tem que ter mais conforto”, assegura Marli. Até é permitido colocar um sofá cama no local, mas ele não pode parecer um sofá cama. Porta-retratos com fotos dos filhos e do cônjuge são permitidos, pois passam a impressão de uma pessoa comprometida e ligada à família.

Experiência própria

Marli é um exemplo de profissional que recebe os clientes no escritório de casa. A decoradora pegou um dos maiores quartos e modificou-o de forma a que tivesse um ar mais comercial, mas ao mesmo tempo aconchegante. É ali que ela desenvolve todos os seus projetos. No caso de Marli, a decoração tem uma dupla função: deixar o ambiente confortável e impressionar possíveis clientes com as habilidades da profissional. Por isso, para chegar ao escritório é preciso passar pelo hall de entrada, sala de estar e jantar. Quem mora em casa tem a opção de fazer uma entrada independente para o escritório, mas em um apartamento isso se torna difícil.

Dicas para decorar o home office se você recebe clientes em casa:

  • Decore uma parede, de preferência a de entrada, com diplomas, fotos de premiações, condecorações e títulos de pós-graduação
  • Use papel de parede de uma forma criativa que traduza algo relacionado à sua profissão. Se você é arquiteto, vale colocar imagens de obras e projetos seus
  • Faça uma mini sala de estar em um cantinho para receber as pessoas que vierem junto com o cliente (familiares, amigos)
  • Mantenha um frigobar ou uma pequena geladeira de aspecto retrô para oferecer água gelada, além de chá e café. Se vierem crianças, tenha uma bonbonnière com balas (nunca chocolates para não haver sujeira). Não ofereça salgadinhos ou bolinhos, pois o cliente não é um convidado
  • Se o home office pertencer a uma mulher, vale a pena ter arranjos de flor
  • Seja criativo. A maioria das profissões autônomas envolvem criação, e passar essa ideia ao cliente é meio caminho andado

Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia