Minha Área

Cadeira ideal para trabalhar

20 de Agosto de 2013

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Quem passa horas do dia sentado precisa estar atento quando for escolher esse móvel, para não sofrer com dores no corpo

É comum que muitos dos trabalhadores de hoje tenham que passar horas e horas sentados, e isto vale tanto para quem trabalha fora quanto para quem atua em esquema de home-office. Estudos indicam que a pressão no disco intervertebral aumenta cerca de 50% quando estamos nesta posição, por isso é preciso ao menos que a postura mantida seja a mais correta possível, e escolher uma cadeira adequada ajuda.

“A cadeira ideal faz parte de um conjunto para que o indivíduo tenha melhor qualidade de vida, podendo auxiliar para que obtenha um melhor desempenho no trabalho. Mas se ele não tiver hábitos saudáveis, como atividade física regular e uma boa alimentação, certamente ela não terá eficácia”, explica a fisioterapeuta Joyce de Moura Xavier.

O primeiro ponto a ser levado em conta é que beleza ou preço não são sinônimos de qualidade neste caso. Não adianta combinar o estofado com a decoração de seu escritório ou encontrar “aquela” promoção se a cadeira não respeita as mínimas condições ergonômicas. O melhor é deixar esse aspecto em segundo plano.

Postura correta

A cadeira ideal deve possuir molas amortecedoras para evitar impactos bruscos na base da coluna e ter assento regulável, com bom estofamento, bordas arredondadas e leve inclinação para trás.

A região renal deve ficar completamente apoiada, assim como as costas,e o apoio para os braços deve ter altura e largura reguláveis, de modo que não restrinja a aproximação entre a cadeira e a mesa.

“Durante o trabalho é preciso manter os pés no chão, os joelhos alinhados com os ombros, o tronco estável apoiado no encosto da cadeira e os cotovelos sobre a mesa para evitar tensões na região dos ombros”, explica a preparadora física Sandra Fontes.

“Tenho acompanhado alguns alunos que procuraram a musculação por orientações médicas devido a dores causadas pela má postura no ambiente de trabalho, e um caso que observei recentemente foi o de um aluno que desenvolveu hérnia de disco por permanecer boa parte do tempo sentado.”

Outros cuidados

  •  Observe as normas existentes: prefira cadeiras que respeitem e sejam certificadas pelas normas técnicas estabelecidas pela ABNT. A norma em vigor é a NBR 13 962/2002
  • Cheque se a cadeira tem encosto regulável e côncavo, de modo a acompanhar a curvatura do dorso no sentido horizontal
  • A altura também deve ser regulável, de modo que quem se sentar nela fique com os pés completamente apoiados no chão

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia