Minha Área

Banho de inverno

7 de Julho de 2015

Publicado em Saúde e bem-estar por Minha Área | Nenhum comentário

Curtir a melhor sensação de uma bela chuveirada em dias frios sem prejudicar a pele exige cuidados. Saiba quais

Com a chegada de temperaturas cada vez mais baixas, é natural que um bom banho quente vire sonho de consumo no final do dia. Mas para manter a pele saudável e tirar vantagens desta prática, o ideal é não exagerar na dose, ou melhor, no calor.Imagem de banho

A dermatologista Luciana Maluf, da Clínica Luciana Maluf e também do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, explica que o ideal durante o inverno é o banho morno. “A água muito quente retira a camada de lipídeos que protege a pele do ressecamento”, diz.

E é o tipo de pele que deve indicar o sabonete a ser usado. “Há sabonetes próprios para as peles secas, com componentes hidratantes, assim como sabonetes para peles oleosas, com componentes secativos”.

Ela explica que, no geral, o sabonete líquido ou em espuma é mais suave que aquele em barra por não haver o ato de atritá-to na pele, sendo mais indicado para peles ressecadas e sensíveis.

E como fica o cabelo?

Com relação aos cabelos, também é preciso tomar alguns cuidados. A estudante Maria Eduarda Gonçalves, por exemplo, adora passar um bom tempo sob o chuveiro. “Lavo os cabelos com água quente neste frio, não resisto”, conta. Mas será que isso está certo?

“No banho, a temperatura ideal seria aquela em que sentimos a água quente, mas não pelando. Também não pode ser muito demorado, pois prejudica tanto o couro cabeludo quanto os fios capilares, além de poder ferir ou queimar a pele”, explica a médica.

É necessário banhar-se todo dia?

Outro questionamento comum é com relação à frequência do banho. A cultura brasileira tem como costume o banho diário, que nem sempre é adotado em locais mais frios do globo, como na Europa.

Segundo a Luciana, há quem defenda, no inverno, banho em dias alternados ou somente uma limpeza nas partes íntimas ou mais vulneráveis a odores desagradáveis.

“O importante é manter o corpo limpo, hidratado e saudável, e usar sabonetes ou produtos adequados para cada área”.

Cuidados nota 10

  • O hidratante é fundamental após o banho, pois ajuda a repor a camada protetora perdida e penetra melhor na pele
  • Sabonetes para higiene íntima são mais delicados e menos alergênicos que os demais, por isso vale considerar o uso
  • O uso de óleos ajuda a manter a pele hidratada, mas pode naõ ser suficiente se a pele já estiver ressecada demais
  •  O tipo de chuveiro não fará muita diferença para a pele na hora do banho, e sim a temperatura e a duração

 


Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia