Minha Área

“Bagunça organizada”

24 de Setembro de 2014

Publicado em Home-office por Minha Área | Nenhum comentário

Por que é importante manter o ambiente e, especialmente, a mesa de trabalho sempre em ordem para trabalhar bem em casa

O gerente de marketing Rupert Behrmann trabalha em home-office boa parte dos dias e, para deixar o ambiente do seu jeito, escolheu pessoalmente a mesa na qual trabalharia. Sobre ela, porém, além dos computadores ficam documentos, papéis, contas, pastas e outros itens que muitas vezes geram uma bagunça “controlada”.

“O mais importante para mim foi arrumar um espaço adequado para usar duas telas de computador. Fora isso, não me preocupo muito em deixar as coisas superorganizadas”, conta.

Exemplos de quem consegue produzir bem em meio à própria bagunça são muitos, mas geralmente a desorganização começa a complicar o dia a dia de quem trabalha em home-office. Nestas horas é bom parar e começar a tomar providências.

Quando menos é mais

“É importante manter o home-office organizado para que o rendimento do trabalho seja produtivo e eficaz. A dica é: menos é mais, ou seja, somente deixar o que é essencial sobre a mesa do trabalho. Por exemplo, um porta-canetas, um caderno de anotações das tarefas, uma ou duas pastas de pendências para trabalho ou pessoal, que podem ser contas, contrato, coisas que necessitem ser resolvidas no dia e a indispensável agenda, que pode ser a própria agenda, smartphone ou agenda Google”, explica a personal organizer Emília Ventura.

Ajuda profissional

Ter uma personal organizer é contar com ajuda profissional para arrumar a bagunça e organizar o espaço, um serviço que vem sendo cada vez mais procurado por quem não tem tempo nem vontade de fazer tudo sozinho.

“A função de uma personal organizer é ajudar as pessoas a organizarem o espaço com o intuito de melhorar a sua gestão de tempo e qualidade de vida. Também é responsabilidade da profissional ensinar a importância da manutenção, de se arrumar as coisas 15 minutos por dia. Parece pouco, mas já faz uma grande diferença”, diz Emília.

Dicas da personal organizer para uma mesa nota 10

– Menos é mais: deixe apenas o que é essencial sobre a mesa

– Reserve entre cinco e dez minutos diários antes de finalizar o trabalho para arrumar a mesa, descartar papéis, fazer anotações de tarefas e a agenda para o dia seguinte

– Se tiver gavetas é mais fácil organizar, separando a utilidade de cada uma, como uma gaveta para guardar pastas com documentos, outra para materiais de escritório etc.

– Caso não tenha gavetas, o certo é ter pastas ou fichário para organizar os documentos. Se tiver condições, compre uma caixa de correspondência, que tem de dois a três andares, para organizar papéis pendentes e finalizados


Tags: , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia