Minha Área

Apê de cara nova num piscar de olhos

17 de Setembro de 2015

Publicado em Arquitetura e Decoração por Minha Área | Nenhum comentário

Adesivos oferecem opções para personalizar as paredes do apartamento com economia e bom gosto

Mesmo sem pensar em pintura ou reforma, dar vida nova às paredes do apartamento pode ser algo muito fácil, bastando utilizar opções criativas como os adesivos. Eles podem ser aplicados em paredes lisas com pintura acrílica ou semibrilhante, vidro, madeira, fórmica e metal.Adesivo _na _parede

E para que a aderência seja perfeita basta que a superfície esteja limpa e sem quaisquer resíduos.

Marcos Lopes, sócio-proprietário da Aplique Adesivos, comenta que a primeira vantagem de se usar adesivos para decorar as paredes é o custo da aplicação, que é muito menor do que o de se aplicar uma textura, por exemplo. Outro benefício é a durabilidade, que pode superar os sete anos sem necessidade de retoques como acontece com a pintura.

Local define vida útil

O local da aplicação é que define a vida útil do produto. No banheiro, por exemplo, a durabilidade diminui por causa do vapor do chuveiro, que pode danificar o adesivo. Portanto, se a ideia for utilizar esta opção no lugar de azulejos diferenciados, lembre-se que talvez tenha que substituí-los de forma mais frequente.

Considere ainda que outros fatores como exposição ao sol, limpeza incorreta com materiais abrasivos, base de fixação com porosidade e irregularidades também podem ser prejudiciais e diminuir a durabilidade dos adesivos.

Quanto à limpeza, cada material exige uma técnica, mas, em geral, um pano úmido costuma ser suficiente para resolver o problema. “E se depois de alguns meses a pessoa enjoar do adesivo, basta retirar e aplicar outro, sem sujeira ou dano”, explica Lopes. Ao contrário de uma pintura ou textura, a retirada de um adesivo de parede é muito simples.

Pontos essenciais para escolha

Para que a aplicação do adesivo agrade e fique de acordo com o esperado, a primeira regra é avaliar com bastante atenção três pontos: cor, textura e estampa. São eles que, combinados, oferecerão um toque diferenciado e harmonia às paredes do ambiente.

Como existe uma grande variedade de opções que o mercado oferece, o ideal é contar com a ajuda de um profissional para escolher as cores e padrões adequados para cada local.

Tons e padrões muito intensos quando utilizados em um quarto, por exemplo, podem dificultar o sono. Além disso, há cores que são consideradas ideais para estimular a criatividade em um escritório ou home-office ou, ainda, estampas que podem até ajudar a abrir o apetite, se a ideia for decorar as paredes da cozinha.

De acordo com o arquiteto Sandro Gimenez, as principais vantagens dos adesivos de paredes são a facilidade da aplicação, a versatilidade e a durabilidade. Isso sem contar as muitas opções existentes no mercado para quem quer inovar.

“É possível encontrar desde pequenos adesivos para criar detalhes na ambientação até maiores, confeccionados sob medida e em 3D”, comenta ele.

Dicas para trocar de adesivo

  • Evite utilizar instrumentos pontiagudos na hora da retirada do adesivo.
  • Não use álcool.
  • O ideal é ligar um secador de cabelos na opção de ar quente e direcioná-lo sobre o adesivo para soltá-lo e retirá-lo suavemente.
  • Água e sabão podem ser utilizados para retirar os resíduos sobre fórmica, vidro e madeira.
  • Outra técnica é colocar um pano sobre o adesivo e passar um ferro aquecido por cima até que o material ceda e seja possível retirá-lo.

      Imagem: Mundo Minha Casa


Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia