Minha Área

Acessibilidade no apartamento

17 de Dezembro de 2013

Publicado em Manutenção, Saúde e bem-estar por Minha Área | 1 comentário

Pequenas mudanças facilitam a vida e reduzem risco de acidentes no apê para quem precisa usar cadeiras de rodas

Um apartamento deve oferecer acessibilidade a todas as etapas da vida, para proporcionar o conforto necessário em cada ocasião. Isso vale tanto para a chegada de um bebê como para a união de um casal ou a necessidade de instalar um morador que necessita utilizar cadeira de rodas. Neste caso, é preciso redobrar a atenção para evitar acidentes.

De acordo com estatísticas do site Deficiente online, há pelo menos 25 milhões de portadores de necessidades especiais no Brasil e boa parte deles utiliza cadeira de rodas para se locomover.

Para a arquiteta Andréa Parreira, as adaptações no imóvel são fundamentais para dar mais segurança e conforto ao cadeirante. “Em imóveis novos, o ideal é pensar em rampas de acesso. Todo o projeto pode ser organizado, priorizando-se a acessibilidade e a segurança, com a colocação de pisos antiderrapantes e a adaptação dos vãos das portas”.

Adaptando o imóvel

Elementos decorativos como vasos e mesas de centro precisam estar posicionados em locais que não obstruam a passagem do cadeirante. O mesmo vale para tapetes.

“A solução é retirar itens de decoração que possam atrapalhar a circulação e estar atento à parte estrutural do imóvel, como pilastras, vão das portas, disposição dos móveis, altura das bancadas, dimensão do banheiro e paredes, que podem dificultar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida”, explica a arquiteta.

Alterações simples como aumentar o espaço entre os móveis e instalação de suportes de apoio nos banheiros também facilitam o dia a dia de cadeirantes.

Em apartamentos duplex, a instalação de rampas internas ou elevadores facilita a circulação entre os andares da unidade.

“Em alguns imóveis é possível alocá-los no vão da escada, o que torna o processo mais fácil. Há casos, porém, em que é necessário intervir na laje, mas para isso é preciso chamar um engenheiro calculista, para se ter a certeza de que os aparelhos não comprometerão a estrutura”, orienta.

Pequenas mudanças, grandes resultados

  • Verifique a possibilidade de aumentar o vão das portas
  • Objetos que possam cair com facilidade, como peças de vidro ou vasos, e que obstruam a passagem devem ser relocados
  • Portas de correr e sanfonadas são boas opções para economizar espaço e dar mais liberdade de movimento

Tags: , , , ,

Um comentário para “Acessibilidade no apartamento”

  1. Eliana Covella diz:

    minha maior preocupação com relação a portadores de necessidades especiais é o fato de não ser obrigatorio (na cidade de São Paulo) que se tenha gerador para movimentar os elevadores.
    Se não houver luz como retira-se do prédio um cadeirante ou uma pessoa com idosa com dificuldades de locomoção?

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia