Minha Área

Academia no apê

24 de Fevereiro de 2015

Publicado em Saúde e bem-estar por Minha Área | Nenhum comentário

Limpar e organizar a bagunça do apartamento e de seus moradores pode ajudar a eliminar muitas calorias

Para exercitar o corpo não existe hora nem lugar. No dia a dia, o simples ato de passar aspirador no apartamento pode causar a perda de 350 calorias e lavar a roupa, mais de 200. O importante é manter-se ativo e isso pode ser feito dentro de casa mesmo.

Segundo a sócia e preparadora física da CB Fitness, Amanda Castilho, os movimentos realizados ao limpar a casa são tão importantes  que muitos especialistas os classificam como “atividades de vida diária”.

Quando alguém varre o apartamento diariamente, por exemplo, pode queimar até 100 calorias em 15 minutos.  Vale lembrar que, para a atividade render benefícios, prestar atenção na postura é um dos pontos fundamentais.

Colocando a postura nos eixos

Amanda menciona que a postura inadequada no momento de varrer a casa, passar pano no chão ou tirar pó de móveis prejudica, no decorrer do tempo, a coluna e as demais articulações. E aí os benefícios causados pelas atividades acabam dando lugar a consequências negativas para a saúde.

A preparadora física comenta que, ao varrer um ambiente, é preciso manter a postura da coluna ereta e com inclinação de 20 graus. “Além disso, é necessário manter a base com as pernas afastadas na linha do quadril e o abdômen contraído para não jogar o peso do corpo diretamente na coluna”, explica.

Ao realizar atividades como encerar o chão, o correto é ajoelhar ou ficar de cócoras.  E independente do movimento a ser realizado, a respiração não deve ser alterada.

Benefícios na terceira idade

Caprichar na faxina mantendo a postura correta, o abdômen contraído e a base na linha do quadril, pode ajudar a queimar até mil calorias em uma hora e meia. Para isso, não pode haver moleza nem uma parada muito longa para descanso.

Quando se aprende a posicionar o corpo de maneira adequada para as várias atividades do dia a dia, é nítido que ele ganha mais flexibilidade, equilibrio, força e coordenação motora, algo que se leva como vantagem ao chegar na terceira idade por exemplo. “Postura correta é um dos fatores que, inclusive, auxiliam a evitar problemas de coluna mais tarde”, aponta Amanda.

Queimando calorias

  • Brian Sharkey, especialista em medicina esportiva e autor do livro “Condicionamento Físico e Saúde”, afirma que o simples ato de dormir (bem) entre 7 e 8 horas por noite ajuda a emagrecer
  •  Para diminuir o risco de doenças cardíacas, o recomendável é manter o corpo em exercício ao menos 30 minutos por dia. Vale caprichar nas atividades diárias e, se possível, incluir algum momento de caminhada, ainda que dentro ou ao redor do condomínio, na agenda diária
  •  Quem passa muito tempo no apartamento pode aproveitar para cuidar melhor do cardápio, deixando sempre á disposição na geladeira frutas e vegetais. Além de movimentar o corpo, nutrir-se de forma adequada é fundamental para manter a saúde e conquistar benefícios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia