Minha Área

A vacina das crianças está em dia?

1 de Dezembro de 2012

Publicado em Saúde e bem-estar por Minha Área | Nenhum comentário

Para as brincadeiras nas férias não virarem pesadelo, proteja seu filho e fique atento ao calendário de vacinação dele

A praia, o campo e até mesmo a cidade estão recheados de armadilhas, escondidas ou não, que podem acarretar sérios problemas para as crianças enquanto brincam. Os playgrounds de ferro – os antigos principalmente – podem ser perigosos em razão do risco de tétano. Por isso, toda cautela é pouca quando o assunto é criança e férias. A palavra de ordem, neste caso, é vacinação.

O cuidado deve começar aos dois meses de vida, como está previsto no calendário de vacinas do Ministério da Saúde, quando a criança deve tomar a tríplice bacteriana, que além de proteger contra o tétano também protege contra coqueluche e difteria. Outras doses devem ser dadas aos 4 e 6 meses,1 ano e 3 meses e também aos 5 anos de idade. Já os reforços acontecem de 10 em 10 anos.

“As vacinas são eficazes. Quem as tomou está protegido”, explica o pediatra Carlos Amino. Por isso vale a pena dar uma olhada na caderneta e verificar se está tudo em ordem antes das férias começarem.

Guilherme Fuoco é pai da Laura, de três anos, e segue à risca a programação da carteira. Ele também se preocupa em sempre higienizar as mãos da pequena.

Em caso de emergência

Se a criança estiver com as vacinas em dia, não há muito com que se preocupar. Mas é sempre útil saber que, no caso de ferimento com metais enferrujados, deve-se lavar o corte apenas com água e sabão. E se o corte for profundo, levar o pequeno ao hospital é o mais recomendável.

Já se a carteira de vacinação da criança não estiver em ordem, a orientação é levá-la para o hospital imediatamente, independente da gravidade do corte.

A recomendação dos especialistas , e também dos pais e mães precavidos, é ficar sempre de olho em tudo o que as crianças fazem. “Não se deve tirar os olhos delas por nem um segundo, porque qualquer distração pode acarretar em acidente. As crianças estão cada vez mais espertas e rápidas”, acredita Guilherme.

Algumas dicas:

  • Confira a caderneta de vacinação das crianças e veja se está tudo em ordem
  • Se a criança se cortar com algum metal enferrujado, como o de alguns brinquedos, limpe o ferimento apenas com água e sabão
  • Se o corte for profundo ou se a caderneta de vacinação não estiver em dia, leve a criança imediatamente ao hospital

 


Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

Minha Área - 2012 - Todos os direitos reservados.

Hotvia